Prontuário eletrônico transforma rotinas de trabalho da Saúde

0

A disseminação da tecnologia de prontuário eletrônico tem promovido uma revolução na gestão clínica-hospitalar e, por consequência, nas rotinas de trabalho dos profissionais da saúde. Além dos impactos diretos no dia a dia das instituições, já é perceptível um ganho de eficiência a partir da transmissão online das informações a respeito do histórico dos pacientes e da migração de conceitos consagrados da área da saúde para o ambiente da ferramenta.

Surgida no Brasil nos anos 90, a solução automatiza processos de registro e atendimento e fornece às instituições de saúde informações clínicas de qualidade sobre o histórico dos pacientes. O avanço tem se consolidado com o surgimento de uma geração de prontuários eletrônicos com interfaces mais sofisticadas, tornando o sistema ainda mais aderente ao dia a dia de enfermeiros e médicos e colaborando para a análise das operações e para a geração de melhores resultados.

Houve nos últimos anos um processo de certificação destas soluções, com o estabelecimento de requisitos obrigatórios e o reforço da necessidade da assinatura eletrônica para validação jurídica e ética do prontuário eletrônico. Ao reunir em uma só ferramenta todos os dados necessários para embasar a ação dos profissionais, estes sistemas colaboram para a segurança no ambiente clínico e hospitalar. Em outra via, a constante atualização desses sistemas permite que sejam acopladas a eles funcionalidades, de acordo com as necessidades de cada especialidade e conforme as características de cada instituição.

A tecnologia torna mais simples e ágeis tarefas rotineiras, como acessar anotações e recomendações elaboradas pelo corpo clínico, controlar o caminho percorrido por medicamentos da farmácia até quem precisa recebê-lo e garantir a organização do histórico de pacientes, sem necessidade de arquivos em papel.

Assimilados esses ganhos, fornecedores de softwares de prontuário eletrônico já exploram uma nova divisa: a conexão entre conceitos consagrados e a tecnologia da ferramenta. Um exemplo desse avanço é a materialização dos Cinco Certos em forma de uma solução de tecnologia. O conceito consiste na checagem de cinco pontos antes da administração de um medicamento: paciente, medicamento, dose, via e horário. A conferência, antes feita mentalmente ou em uma prancheta pelo enfermeiro, agora pode ser controlada de forma informatizada no prontuário eletrônico.

O sistema permite checar automaticamente o acesso ao prontuário do paciente correto e identificar, por meio de leitura de código de barras, o medicamento, seu lote e validade. A conferência de cada etapa libera a passagem para a próxima fase. Mesmo os "certos" feitos manualmente, por meio da marcação de checks, são registrados no sistema e, assim, o funcionário é formalmente responsável por ter cumprido com aquele procedimento.

A integração ilustra o potencial do prontuário eletrônico de colaborar com respostas a uma questão crítica da área da Saúde: o combate a erros e a promoção da segurança no ambiente clínico-hospitalar. Com a tecnologia em constante atualização, as possibilidades de uso do prontuário eletrônico em prol das rotinas dos profissionais de saúde tornam-se infinitas.

Nelson Pires, diretor do segmento de Saúde da Totvs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.