Fundação IDI investe em cloud para agilizar acesso às informações dos pacientes

0

A Fundação IDI, provedora de exames de diagnósticos por imagem para a área pública, tem feito investimentos na área de TI com o objetivo de promover maior conectividade com links em nuvens que possam agilizar ainda mais o acesso aos exames, que são de até 4 horas ou até 1 hora para casos de emergência.

O armazenamento em nuvem proporciona facilidade e agilidade na hora de resgatar as informações mantidas dos pacientes, fazendo com que os médicos tenham acesso a exames mais antigos do cadastro de cada um, em tempo hábil e na data que foram devidamente solicitados. A facilidade, também é para os pacientes, para poderem visualizar os exames.

"Há dois anos começamos a substituir os discos rígidos que exigem espaço físico para guardar todo o conteúdo gerado pelo serviço de arquivamento em nuvens. Com a mudança, fizemos uma economia significativa em nosso orçamento, já que agora o serviço de cloud computing é pago sob demanda", comenta Cláudio Asato, gerente de TI.

"O tamanho do arquivo de tomografia de um paciente pode chegar a 0,5 gigabyte. Fazemos uma média de 4 milhões de exames por ano. Em longo prazo é um cenário que se torna inviável", explica André Cavalleiro, gerente de PACS/RIS (Picture Archiving and Communication System/ Radiology Information System), da Fundação IDI.

O departamento de TI da Fundação IDI é multitarefa e responsável tanto por questões práticas do dia a dia, quanto as de alta complexidade. Profissionais especializados em processamento de dados e tecnologia de informação fazem um esquema de plantão 24 horas, sempre atentos para que os laudos cheguem às unidades de saúde de acordo com o previsto.

Como possui unidades localizadas a mais de 600 km de distâncias do escritório central, no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo, o desafio da área é reduzir ao máximo a necessidade de deslocamento dos profissionais pela cidade. Só em 2013 foram atendidos quase 2 mil chamados técnicos, média de 7,7 por dia.

"A economia gerada pelo sistema cloud poderá ser investida na aquisição de novos equipamentos de exames, contratação de mais médicos e até aprimoramento de instalações dos serviços da Fundação IDI na rede pública", ressalta Armin Spirgatis, superintendente de TI da Fundação IDI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.