O quanto a tecnologia colabora com a gestão do conhecimento?

0

As organizações que sobrevivem por décadas, crescem continuamente e se fortalecem em períodos adversos têm algo em comum: sua capacidade de adaptação e evolução. Ter uma cultura de pessoas capazes de aprender com o sucesso e com o que não funciona como o esperado é diferencial para a sustentabilidade das empresas e fator de atração de talentos. Acredito que uma das maiores mudanças ocorridas nas empresas no último século é perceber que a forma de fazer a gestão do conhecimento impacta diretamente nos seus resultados.

Desde os tempos em que onde a propriedade intelectual era fomentada pela competição entre players de mercado, para as décadas de 70 a 90, onde o tratamento de dados em busca de soluções de problemas gerou uma configuração em cadeia do conhecimento, chegamos ao cenário atual, do conhecimento compartilhado, da formação em rede e da construção colaborativa, base para um ambiente fundamentalmente voltado à inovação.

Devemos considerar que existem as exceções que viram mitos, mas de um modo geral a inovação é potencializada pelo acúmulo do conhecimento, um ativo intangível que somente aumenta se aplicado e compartilhado. Para isso é necessário saber qual conhecimento é importante, aonde está, como pode ser acessado e atualizado, ou seja, é necessário fazer gestão – a gestão do conhecimento, transformando este ativo intangível em resultado efetivo na organização.

As empresas que não definirem estratégias para adquirir e renovar o conhecimento corporativo correm o risco de ficar à margem do mercado. É preciso identificar se detém os conhecimentos que sustentam sua estratégia e, se não tiverem, como irão buscar alternativas para desenvolvê-los e em qual tempo. Neste sentido, as Universidades Corporativas têm se fortalecido como alternativa para sustentar estas ações nas empresas.

A Universidade Corporativa possibilita atuação estratégica com ações de capacitação, compartilhamento e multiplicação do conhecimento. Apoiada em um dos conceitos mais bem sucedidos e com amplas possibilidades de aplicação, inclusive facilitada pelas novas tecnologias, com ferramentas online que trazem alta acessibilidade e conexões em rede, o que facilita trocas, assinalamentos e relacionamentos de ideias. Mas, para que o modelo online se efetive, é fundamental que a estrutura de conteúdo, propósito e posicionamento da Universidade estejam claros, ainda off-line.

A tecnologia não é a solução de todos os problemas das empresas, mas oferece ferramentas eficientes, customizáveis e escaláveis quando bem planejadas e aplicadas.
Estrategicamente, o uso da tecnologia traz agilidade ao negócio, fazendo com que o conhecimento flua com rapidez pela organização. Uma sugestão é a manutenção de um ambiente virtual de colaboração corporativa, com fóruns, publicações de artigos, vídeos em que as pessoas se organizem em comunidades por interesse e informalmente produzam conhecimento que volta para a organização através de ideias, novos processos e soluções.

A Senior é uma das empresas que têm conseguido bons resultados na aplicação de tecnologias como forma de gestão de conhecimento. A empresa utiliza não somente a Universidade Corporativa, mas um conjunto de ferramentas e estratégias que permitem o compartilhamento de conhecimento e a construção colaborativa para o desenvolvimento das pessoas e inovação de produtos e processos. Esse compartilhamento é aberto a parceiros comerciais, clientes e outros grupos de sistema de negócios da empresa e, pelos resultados alcançados, a estratégia será mantida.

Novamente, para que se obtenha sucesso, é importante que a aplicação das tecnologias aconteça de forma estruturada através da gestão do conhecimento. Se este cuidado for deixado de lado, corre-se o risco de tornar o ambiente em depósito de informações obsoletas que, ao invés de contribuírem, comprometem o conhecimento produzido.

Respondendo a pergunta do título: a tecnologia pode colaborar muito com a gestão do conhecimento, mas ela sozinha não resolve o problema em nenhuma empresa. Assim como tudo que fazemos em uma organização é preciso ter clareza sobre como o conhecimento irá sustentar.

Jussara Dutra, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Senior

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.