BC lança ranking de qualidade de Ouvidorias

0

O Banco Central lançou nesta segunda-feira , 27, o Ranking de Qualidade de Ouvidorias que tem por objetivo disponibilizar à sociedade, na forma de ranking positivo, informações qualitativas sobre o desempenho das ouvidorias das instituições financeiras.

O novo serviço, que será publicado sem prejuízo do ranking de reclamações contra bancos, faz parte da Agenda BC+ (Pilar Mais Cidadania Financeira) e está alinhado com os valores de Responsabilidade Socioambiental perseguidos pelo Banco Central.

Composto por diversos indicadores, a divulgação do novo ranking das ouvidorias será trimestral. Esta primeira divulgação contempla, além do ranking do 3º trimestre de 2017, informações relativas ao desempenho das ouvidorias de conglomerados, bancos e financeiras no 1º semestre de 2017, abrangendo, portanto, de forma agregada, os dois primeiros trimestres do ano.

O novo Ranking contempla, neste primeiro momento, indicadores de desempenho das ouvidorias no tratamento das reclamações registradas no Banco Central. Serão observados os seguintes indicadores: a qualidade da resposta oferecida pelas ouvidorias a seus clientes; o prazo médio de resposta; e a observância dos aspectos normativos pelas ouvidorias, que, dentre outros aspectos, leva em conta o volume de reclamações contra a atuação das próprias ouvidorias.

Com o objetivo de estimular a adesão das instituições financeiras a meios alternativos de resolução de conflitos e contribuir para mitigar o nível de litigiosidade entre consumidores e bancos, o Ranking de Qualidade das Ouvidorias prevê, ainda, bonificação pela adesão à plataforma Consumidor.Gov, mantida pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. Outras plataformas públicas de solução de conflito, como a de Mediação Digital do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), poderão ser objeto do mesmo tratamento.

O Ranking agregará como indicador, em momento próximo, o resultado de pesquisa de satisfação colhida diretamente do cidadão atendido pelas ouvidorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.