Camisa conectada monitora corpo de atletas

0

A edição deste ano do Mobile World Congress (MWC) em Barcelona foi marcada pela presença dos chamados "wearable devices". Nenhum produto faz mais jus a essa denominação do que a D-shirt, uma camiseta inteligente conectada, desenvolvida pela empresa francesa CityZen Sciences. Com um microprocessador embutido no tecido, assim como pequenos sensores de fibra de carbono localizados em pontos estratégicos, a camiseta captura dados de quem a veste, como batimento cardíaco, temperatura, velocidade de deslocamento, altitude, percurso, dentre outros. Os dados são armazenados na camisa e enviados depois via Bluetooth Low Energy (BLE) para um pequeno gateway. Ou então podem ir diretamente para um smartphone, onde um aplicativo faz a análise das informações e mostra gráficos sobre a atividade física de quem veste a camisa.

O foco da D-Shirt são atletas e seus treinadores, ou qualquer pessoa que queira monitorar melhor seus exercícios. "Em vez de usar um monte de devices conectados pelo corpo, como pulseira, relógio e bracelete, cada um para medir uma coisa diferente, mais fácil vestir uma camiseta. E não tem risco de você esquecê-la ao sair de casa para correr", compara o diretor de parcerias internacionais da CityZen Sciences, Gilbert Réveillon. A D-shirt pode ser lavada e passada com ferro normalmente, garante.

A camiseta começará a ser vendida em setembro a um preço entre 160 e 180 euros para o consumidor final. Já há distribuidores interessados na China, EUA, Reino Unido e França.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.