Customer Engagement Hub: a evolução do omnichannel no relacionamento entre marcas e consumidores

0

A evolução da tecnologia trouxe para o centro da discussão uma nova forma de interagir com o consumidor. As marcas já não vendem apenas produtos ou serviços, elas precisam ir além.  Proporcionar experiências que impactam seu público é uma necessidade. Hoje, o shopper exige mais: ele quer participar ativamente da construção dos produtos ou serviços hiperpersonalizados e é nesse contexto que as empresas devem se preparar para esse contato e, ao mesmo tempo, coletar e interpretar os dados gerados em cada uma das diversas interações.

Para que isso ocorra é necessário que as marcas adotem uma atuação integrada, com estratégias e ferramentas dedicadas a suportar e melhorar a jornada do consumidor. Diante da realidade móvel e ágil, monitorar o relacionamento com esse público deve fazer parte do plano tático-comercial e de marketing, que exige esforço contínuo e integrado de todas as áreas de uma empresa – do pré ao pós-venda. É preciso estar bem preparado para oferecer experiências diferenciadas, que provoquem encantamento aos consumidores.

Para uma visão abrangente e realmente integrada, as empresas globais estão caminhando para a construção de um Customer Engagement Hub (CEH). O termo tem sido usado para representar o futuro das práticas de relacionamento entre marcas e clientes. Segundo o Gartner, nos próximos anos, mais da metade das maiores organizações mundiais investirão em tecnologia, infraestrutura e recursos para integrar o relacionamento com clientes. Hoje, 85% das organizações contam com canais fragmentados de engajamento dos seus consumidores.

Em linhas gerais, o CEH se diferencia por propor a união dos canais e áreas de atendimento de uma empresa para uma entrega mais inteligente e completa aos consumidores. Esse cenário permite oferecer produtos e serviços personalizados, criando uma estratégia de engajamento que conecta todos os departamentos e canais de relacionamento, permitindo a integração de dados e insights entre os times de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos, por exemplo.

A implantação dessa nova cultura é um processo, e não uma ação feita da noite para o dia. Para que os resultados se destaquem, é necessário que os líderes envolvam suas equipes e todos compartilhem as informações necessárias, movimentando esse ecossistema, através dos diversos canais de interação – presenciais ou digitais – que precisam estar plenamente integrados e falando "a mesma língua". A automação de processos e a inclusão de metodologias que conectem as experiências em um ambiente fígital são ações que devem ser exploradas pelas marcas, em busca de ambientes alinhados às características do CEH e o Mercado 4.0

Fazer com que essa engrenagem funcione com harmonia não é tarefa fácil. O sucesso do Customer Engagement Hub depende da adoção de um novo mindset, que compreenda a jornada do consumidor como uma experiência única e completa. E para isso, as empresas precisam buscar opções que facilitem o processo de desenvolvimento de produtos e serviços que, de fato, entreguem experiências eficazes e memoráveis para seus consumidores.

Foi-se o tempo em que jornada de compra era mais linear e que o cliente escolhia essencialmente uma marca por preço, ou por um único motivo.  As marcas que permanecem como desejo de compra são aquelas que estabelecem relações afetivas com seus consumidores e os engajam através de vários atributos.   Num mercado onde a fidelização é cada vez mais desafiante, as marcas devem criar, constantemente, práticas e experiências fluidas que engajam os shoppers.  Com tanta revolução nas relações entre marca e consumidor, cabe a pergunta: Sua empresa tem se ocupado com isso?

Marcelo Chianello, CEO da Liq.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.