CEUNSP implanta infraestrutura de rede Wi-Fi no campi

0

Com o objetivo de oferecer aos estudantes e professores a utilização integral dos recursos de Wi-Fi com segurança, o CEUNSP – Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – um dos maiores complexos educacionais do País, com mais de 15 mil estudantes em mais de 130 cursos, turnos e habilitações, do ensino infantil à pós graduação – investiu na implementação de uma infraestrutura de rede sem fio com equipamentos da Aerohive Networks com gerenciamento na nuvem.

O CEUNSP tem quatro campi próprios e urbanos localizados nos centros de Itu e Salto numa área de mais de 190.000 m². A instituição é referência na região por seu cunho inovador e foi a primeira da região a abolir o giz e o quadro negro, disponibilizar internet sem fio em seus campi e a usar computadores Macintosh.

O período de instalação dos equipamentos foi de novembro de 2013 até fevereiro de 2014, com adequação do projeto realizada de julho até agosto passado. Foram instalados 30 pontos de acesso Aerohive AP 121 com autenticação baseada em servidor Radius, integrado em um AD de um servidor Windows Server nos quatro campi da instituição. De acordo com Juan Fonseca, coordenador de TI do CEUNSP, os benefícios da tecnologia Aerohive erradicaram os problemas de acessos simultâneos nos horários de pico do Centro Universitário. "Hoje conseguimos atender os alunos com extrema rapidez. Temos períodos com cinco mil acessos simultâneos que hoje ocorrem sem problemas de desempenho nos pontos de acesso dos usuários", comemora.

O complexo educacional contava anteriormente com uma solução parcial que baseava o uso do Wi-Fi em acessos de home users, com marcas variadas. "Nesta última versão da rede, antes da Aerohive, constantemente tínhamos travamentos e problemas de desempenho nos AP's e não conseguíamos ter um processo de segurança de acesso implementado de maneira eficiente". Para Fonseca, a solução da Aerohive otimizou todo o sistema de supervisão da rede. "Hoje é possível verificar em tempo real quem está conectado, onde, fazendo o que e por quanto tempo. Portanto, o gerenciamento e controle ficaram mais fáceis", destaca.

O Centro Universitário demandava uma solução robusta devido à grande quantidade de equipamentos que alunos e professores utilizam por meio da rede sem fio, como notebooks, smartphones e tablets. Além de sanar este problema, a solução da permitiu um gerenciamento simples, otimizando o tempo de trabalho da equipe de TI do CEUNSP. Além disso, professores e funcionários utilizam ainda o sistema ERP e e-mail interno da instituição, que estão baseados em nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.