Soluções da Zebra ajudam na identificação correta de pacientes e medicação

0

A tecnologia tem ajudado clínicas e hospitais de todo o mundo a resolver uma questão importante, mas sobre a qual pouco se fala: a da identificação correta de pacientes. O processo de identificação deve apontar com exatidão o indivíduo como sendo a pessoa para a qual se destina o serviço, seja uma medicação ou tratamento, uma transfusão, cirurgias e até a realização de exames – principalmente quando a pessoa em questão não pode responder por si mesma. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a identificação errônea como uma ameaça que pode levar a erros médicos, inclusive de liberação de bebês para as famílias erradas.

O problema envolve também a identificação errada de medicamentos e outros insumos. Para dar uma dimensão à importância da questão, entre 2005 e 2010 mais de 15 mil transfusões de sangue erradas foram realizadas nos Estados Unidos, segundo o Centro Nacional de Informação Biotecnológica do governo americano. A maioria desses erros (37,5%) foi motivada pela má identificação dos tipos sanguíneos nas bolsas de sangue. Além disso, um estudo promovido pela Universidade de La Sabana, em Bogotá (Colômbia), indica que 180 mil pessoas hospitalizadas morrem a cada ano naquele país devido a erros médicos.

A Zebra Technologies é pioneira na oferta de soluções para a área da saúde que otimizam os processos de identificação de pacientes, a troca de informação de prontuários entre equipes, o sistema de identificação de amostras, medicamentos e de ativos e o gerenciamento dessas informações, tudo isso com objetivo de conectar o paciente certo ao tratamento certo, na hora certa, todas as vezes.

Um exemplo recente é o da Fundación Clínica del Norte, centro de saúde colombiano. Ao substituir o processo manual de identificação de pacientes – que tinham seus nomes escritos à mão nas etiquetas que eram coladas às pulseiras – e o processo de monitoramento de ativos pela impressora de pulseiras Zebra HC100 e pelas impressoras de mesa GK420T-HC e GT800, a Clínica del Norte já está bem próxima de alcançar 100% de precisão na identificação de pacientes e administração de medicamentos.

As impressoras HC100 são projetadas para a identificação exata do paciente, permitindo a impressão rápida de acordo com a demanda de pulseiras individuais e ainda oferecem facilidade de limpeza por meio de desinfetantes hospitalares, reduzindo os riscos de infecções hospitalares – outro ponto fundamental a ser considerado pelas unidades de saúde que estão modernizando seus processos.

A clínica também está utilizando a impressora Zebra GT800 para rotular amostras de laboratório e a impressora GK420T, que produz etiquetas para marcar os ativos em todas as instalações e, assim, atender aos padrões e regulamentações financeiras do setor. "Nos baseamos na alta qualidade e reputação global da Zebra ao escolher suas soluções. Estamos animados com as novas capacidades tecnológicas para eliminar métodos manuais, otimizar processos e economizar tempo no atendimento de nossos pacientes. Devido ao sucesso do projeto, esperamos incorporar as tecnologias da Zebra em todas as implementações futuras", afirma Catalina Higuita Bedoya, líder de Qualidade e Planejamento da Clínica del Norte.

Segundo Cesar Zapata, gerente de Canais da Zebra Technologies Segundo a OMS, identificação errônea leva a erros médicos; tecnologia melhora a segurança e precisão no atendimento realizados por hospitais e clínicas Colômbia, a unidade de negócios especializada na área de saúde da Zebra projetou tanto os equipamentos quanto a plataforma identificação especial com o objetivo de melhorar a segurança dos pacientes. "Nossa tecnologia permite obter a identificação correta do paciente, seus medicamentos, amostras, dispositivos, suprimentos usados em seus cuidados e do pessoal responsável por esses cuidados. A Zebra está ajudando a Clínica del Norte a maximizar a visibilidade de seus processos, para que os profissionais de saúde possam fornecer o cuidado certo, no momento certo, para o paciente certo, melhorando a experiência das pessoas que precisam dos serviços do centro de saúde", afirma o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.