Aeroporto Internacional de São Paulo implanta rede e WiFi no terminal 3

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O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos implantou redes cabeadas e Wi-Fi da Cisco no Terminal 3, com o objetivo de atender o crescimento no fluxo do aeroporto durante os próximos 20 anos, motivado também pelo aumento de tráfego durante os eventos esportivos realizados no Brasil, tais como Copa do Mundo e Olimpíadas.

O Terminal 3 conta agora com uma arquitetura redundante, compartilhada como serviço para as companhias aéreas. A estabilidade e a performance das redes, cuja velocidade final aumentou em pelo menos 10 vezes, foram essenciais para a implantação do check-in dinâmico, agilizando o remanejamento de posições nos voos e reduzindo custos para o aeroporto e para as próprias companhias.

A nova tecnologia permitiu a automação dos diversos sistemas das companhias aéreas e a exploração de receitas complementares. Foram implantados Switches Cisco e mais de 500 Access Points em todo o ambiente aeroportuário, provendo rede Wi-Fi para passageiros e clientes, além da cobertura em todo ambiente corporativo.

"A nova infraestrutura de TI do Terminal 3 e sua posterior expansão aos Terminais 1 e 2 visam a otimização e integração dos diversos sistemas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, reduzindo custos e convertendo tecnologia em benefícios aos usuários e melhoria nos serviços. Este é mais um passo em direção ao nosso objetivo de tornar o GRU Airport um dos 20 aeroportos de referência mundial", diz Luiz Eduardo Ritzmann, diretor de Tecnologia da Informação do GRU Airport.

Com mais de 100 destinos (sendo 59 internacionais), o Aeroporto Internacional de São Paulo é o principal e mais movimentado do país, com movimento diário de cerca de 830 pousos e decolagens e 108 mil passageiros, em média. Ao aumentar a comunicação rede ampliou a largura de banda do sistema para 1,4 Tbps, entregando portas de 1Gb por segundo com segurança para clientes em dois ou mais pontos do aeroporto. Na prática, isso quer dizer que a infraestrutura é robusta o suficiente para suportar um tráfego de até 40Gb, advindo dos cerca de 1800 usuários das redes (que utilizam aproximadamente 14.000 portas de acesso), além do tráfego do circuito interno de CFTV.

Wi-Fi e exploração de receitas adicionais

Após a realização do Mundial, novas oportunidades se abriram para a exploração da tecnologia – principalmente do Wi-Fi. A aplicação proporciona análises de dados correlacionados dos usuários do Wi-Fi, além de estatísticas em tempo real de sua localização. Com a tecnologia CMX é possível saber se o usuário está utilizando o aeroporto pela primeira vez, se é um passageiro frequente e qual dispositivo ele possui, além de verificar em quais áreas do aeroporto há mais movimento.

Com essas informações, providas pelo GRU Airport como serviço, lojistas e companhias aéreas têm condições de criar propagandas direcionadas para determinado perfil de usuário, trazendo receita adicional para o concessionário e tornando a utilização do Wi-Fi mais rentável ao negócio.

As oportunidades que a nova infraestrutura de TI traz ao Aeroporto Internacional de São Paulo não se restringem somente ao Wi-Fi indoor. Ao ampliar as redes Cisco do Terminal 3 para prédios de estacionamento, para a alfândega e para os terminais de carga, o GRU Airport poderá explorar a conectividade também em outras áreas. A automação de sistemas M2M e de exportação e importação poderá abrir o caminho do aeroporto para a "Internet de Todas as Coisas".

Já está prevista a expansão das redes para os Terminais 1 e 2 do aeroporto. Quanto à padronização e evolução da arquitetura, todo o planejamento foi realizado em longo prazo. Em termos de topologia, o desenho e a configuração da solução foram preparados para atender as demandas para os próximos 20 anos.

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