Sobrecarga na rede faz Copagaz adotar ferramenta de aceleração de TI

0

A Copagaz estima obter uma economia de aproximadamente R$ 2 milhões em três anos com a adoção da ferramenta de aceleração de ambiente de tecnologia da informação (TI) Steelhead, desenvolvida pela Riverbed Technology.

O uso da ferramenta tornou-se necessário em decorrência de uma sobrecarga detectada na rede de longa distância (WAN) e nos links de internet da distribuidora de gás.

O objetivo é aumentar a produtividade, melhorar o desempenho de aplicativos e fornecer uma infraestrutura favorável ao negócio, conta Reinaldo Gonçalves Melero, CIO da Copagaz.  

A economia de R$ 2 milhões será obtida apenas com o aumento da velocidade dos links de acesso. Mas já foi apurado ganho de produtividade e a banda do link teve uma redução de 78,5%. Além disso, agora é capaz de utilizar arquivos compartilhados, o que evita o retrabalho e informações conflitantes.

A sobrecarga foi gerada pelo aumento dos processos entres as unidades de negócio e a matriz e os serviços na rede corporativa e na web. Outro motivo foi a migração de algumas ferramentas para a nuvem.

O projeto teve início em julho do ano passado, quando foi realizada uma prova de conceito com a ferramenta na matriz e em uma das filiais da Copagaz. Em dezembro, começou a implantação.

"Pudemos centralizar os backups na matriz, o que possibilitou a redução de custos em infraestrutura e do tempo de recuperação do ambiente das filiais em situações de contingência", explica Melero.

Como a ferramenta da Riverbed foi contratada como um serviço (modelo SaaS), o investimento da empresa foi de 690 mil reais, incluindo suporte e gerenciamento.

Até agosto deste ano, a Copagaz planeja concluir a implementação da solução em todas as filiais da companhia, espalhadas por 19 Estados e o Distrito Federal.

O contrato prevê a instalação de 17 equipamentos no modelo Riverbed Steelhead 250, um equipamento Riverbed Steelhead Ex-760 e 60 licenças do Riverbed SMC (Mobilidade).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.