Como obter o máximo de seu sistema de CRM para manter clientes

0

Conquistar novos clientes exige investimentos significativos de tempo e dinheiro. Por isso, é prudente trabalhar para mantê-los. Mesmo uma melhora modesta na retenção de clientes pode ajudar significativamente no crescimento dos negócios.

Você, provavelmente, possui todas as ferramentas necessárias a partir do seu sistema de CRM, mas é possível que seus funcionários não o utilizem total e adequadamente. Talvez eles achem que o sistema não facilita o trabalho ou que os dados estão desatualizados ou não são confiáveis.

Podemos listar cinco dicas para manter os clientes satisfeitos a partir do CRM sendo melhor aproveitado pelas equipes de vendas e marketing:

Treinamento contínuo

Mudanças frequentes nos sistemas, tanto internas quanto de novas versões pelo fornecedor, podem fazer com que os usuários percam a consciência das capacidades do software.

A cada nova versão, os departamentos de TI precisam garantir que os usuários de negócios estejam atualizados sobre como as novas funcionalidades podem ser usadas. Treinar os colaboradores da empresa é uma necessidade. Mesmo os veteranos precisam de cursos frequentes de atualização.

Não trabalhe em silos.

Mantenha o CRM centralizado. Evite usar sistemas separados para funções diversas. Muitas empresas (e suas equipes) estão sobrecarregadas com bancos de dados separados para vendas internas, vendas em campo, vendas on-line e grandes pedidos. Se todos os dados não estiverem integrados no mesmo sistema de CRM, os relatórios serão separados e as informações valiosas sobre os clientes que podem se perder. O compartilhamento de informações entre todos os sistemas de relacionamento com clientes e de venda ( CRM, e-Commerce e ERP) permite alcançar novos níveis de eficiência que proporcionem aos seus clientes uma experiência de usuário superior. Com toda ênfase na Transformação Digital e seus benefícios, as organizações não podem deixar que sistemas isolados sejam o gargalo para a inovação.

Torne o CRM fácil de usar

Muitos usuários ignoram o CRM porque, na verdade, os dados não estão integrados ao processo de negócios. Eles possuem os dados, mas optam por não acessá-los via CRM.

Quando os sistemas são criados, muitos consultores de integração se concentram apenas no fluxo de dados. Mas é ainda mais importante entender a tarefa, para que a automação flua naturalmente com o processo de negócios. O sistema deve ser implementado de uma maneira que melhore o atendimento ao cliente. O fluxo de telas deve corresponder a cada estágio de uma tarefa e apenas os dados necessários devem ser exibidos. As telas devem ser autoexplicativas e não pressupor que os usuários lembrem abreviações ou jargões técnicos.

Os executivos usam o sistema de CRM?

A adoção do sistema deve ser de cima para baixo. Se não for usado pela gerência, os funcionários também não o usarão.

Durante a fase de seleção e desenvolvimento do CRM, o feedback sobre necessidades e casos de uso é frequentemente solicitado a uma seção transversal de funcionários, incluindo a gerência. Um grande esforço é feito para obter adesão em toda a organização, porém, após a implementação, se os gerentes não usarem o sistema e estimularem (e implorar por isso, se necessário) outros usuários a usar o sistema fielmente, o sistema poderá sofrer com a falta de uso.

Higienização constante dos dados

Manter o sistema de CRM alinhado com a estratégia de negócios atual e garantir que os dados capturados sejam relevantes e atualizados é fundamental.

Um dos nossos clientes, por exemplo, tinha dados inconsistentes entre as concessionárias de automóveis, o que resultou em funcionários perdendo a confiança no sistema e até abandonando-o. Fizemos uma limpeza e unificamos os dados em um único sistema. O CRM está de volta ao leme. Você precisa manter os dados e mantê-los confiáveis ??e atualizados para manter a adoção alta. É altamente recomendável que exista um administrador de sistema dedicado designado para gerenciar a segurança e a manutenção do sistema e acompanhar as atualizações do sistema funcional para garantir que elas ofereçam suporte à estratégia de negócios atual.

Assim, o sistema de CRM não deve se tornar um gargalo para o desenvolvimento de negócios ou um impedimento para oferecer uma excelente experiência ao cliente. Inicialmente, o foco pode estar em manter todas as informações do cliente em um local para usuários internos, mas os fornecedores, parceiros e distribuidores podem precisar se conectar ao sistema também.

Ao usar o middleware para conectar todas as informações do cliente onde quer que estejam e tornar os dados acessíveis de maneira amigável, todos desejarão se conectar. Seu sistema de CRM se tornará um centro de informações vital que permitirá a criação de relacionamentos duradouros e leais com os clientes.

Stephan Romeder, managing director da Magic Software Europe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.