É melhor gerenciar sua WLAN no ambiente local ou na nuvem?

0

O movimento para arquiteturas controladas através da nuvem significa que há menos equipamentos no ambiente local, a instalação é mais padronizada e menos complicada, e tanto o gerenciamento remoto como a resolução de problemas foram facilitados.

Muitas organizações perceberam que é financeiramente inviável continuar atualizando seus equipamentos, apesar de os usuários e clientes desejarem redes sem fio otimizadas.

O serviço sem fio pode oferecer muito mais do que apenas se manter online para verificar os e-mails. Por exemplo, em uma academia, uma rede Wi-Fi baseada na nuvem pode permitir que seus membros autentiquem automaticamente seus dispositivos e recebam automaticamente seus canais de TV e músicas preferidas, o que melhora sensivelmente a experiência do usuário.

De acordo com o IDC, o mercado corporativo de WLAN viu seu primeiro trimestre de 2017 com maior crescimento na América Latina, com um aumento de 28,4% neste primeiro trimestre comparado ao ano anterior.

No design de um ambiente local, tanto as comunicações no plano de controle como no plano de dados são toneladas para o controlador em um processo chamado backhaul sem fio.

As WLANs gerenciadas localmente e na nuvem estão prontas para o ambiente corporativo em quesitos como gestão, inteligência automatizada e confiabilidade. Determinar qual implementação fornecerá para sua organização e para sua estratégia de acesso Wi-Fi o melhor retorno depende de dois fatores:

Conectividade com a Internet: LANs sem fio gerenciadas na nuvem dependem fortemente da internet para funcionar corretamente, o que pode ser um obstáculo se a sua conectividade com a internet for irregular.

Complexidade da WLAN: Na maioria das situações, os controladores locais oferecem muito mais flexibilidade quando se trata do projeto e implantação reais da WLAN.

A primeira coisa a analisar é o estado atual de sua LAN. Os usuários que já têm um controlador sem fio no ambiente local podem estar focados simplesmente em atualizar. A mudança para um sistema baseado na nuvem exigiria reconfiguração da rede para permitir uma rede controlada pela nuvem e a descarga dos dados sem fio diretamente para a LAN.

Muitos fornecedores de WLANs e Wi-Fi também oferecem outros dispositivos de rede, incluindo switches gerenciados na nuvem. Por isso, se a sua organização é global, você pode querer avaliar as WLANs baseadas na nuvem e migrar todo o gerenciamento de rede para a nuvem.

Com os controladores no ambiente local, você está limitado ao hardware existente em sua organização. Controladores menores e locais podem gerenciar até 25 APs, enquanto outros podem lidar com milhares. Mas, de qualquer forma, a quantidade de hardware que os controladores podem manipular é limitada. Um novo hardware deve ser adquirido para uma rápida expansão da infraestrutura, considerando que a WLAN na nuvem teoricamente não tem limites. Na nuvem, sua WLAN pode conter alguns APs ou mesmo milhares de APs sem restrições devido a limitações de hardware.

Quando uma arquitetura WLAN gerenciada localmente está em funcionamento, a responsabilidade de fazer backup de arquivos de configuração WLAN é toda do administrador da rede.

A tecnologia sem fio entrou em uma nova onda de inovações, com muitos casos onde a rede sem fio pode ser aproveitada para a criação de modelos de negócios e excelentes resultados. Os dois modelos são: cobertura – desenhado com foco na força do sinal – e capacidade, projetado com foco no número de dispositivos e no tipo de tráfego. O modelo de implantação da WLAN caminhará muito mais para o modelo de capacidade.

Marcos Dias, regional sales manager da Ruckus Networks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.