Big Data: em linha com tendências contemporâneas

0

Um fato notável sobre Big Data é a extensa aplicação que o conceito e as tecnologias relacionadas oferecem para empresas e outros tipos de organizações, especialmente aquelas que mantêm interações constantes, e em larga escala, com diferentes agentes do ambiente de negócios como consumidores individuais, empresas fornecedoras de insumos, contribuintes e beneficiários, dentre outros perfis.

Big Data está presente em nosso cotidiano de variadas formas: em aplicativos de dados sobre o trânsito; grandes sites de comércio eletrônico e portais de notícias que oferecem experiências personalizadas baseadas em preferências, histórico de acessos, dados de localização; na geração de dados sobre previsão do tempo; monitoramento preventivo de saúde, dentre outras.

Sob uma perspectiva sociocultural, o Big Data permite que as organizações atendam às demandas de uma tendência contemporânea: cada vez mais, as pessoas estendem suas identidades e buscam expressar-se através dos produtos e serviços que consomem, esperando das organizações uma crescente capacidade de oferecer experiências individualizadas de consumo e interação. Essa tendência de comportamento, ligada a auto expressão, se reflete no ambiente de negócios no conceito de personalização das experiências de consumo e interações em geral.

As possibilidades de customização oferecidas pela tecnologia da informação, o acesso facilitado a informação e os avanços logísticos são alguns dos fatores que tornam viável o alinhamento das organizações com esta tendência através da personalização da comunicação, ofertas e experiências, chegando, no limite, à possibilidade de proporcionar interações efetivamente individuais e a previsão dos padrões de comportamento dos diferentes públicos.

No atual ambiente de negócios são crescentes as interações entre organizações e consumidores através de redes sociais, aplicativos, e-mail, websites, mecanismos de busca, anúncios online, dentre outros. São gerados dessa forma grandes volumes de dados sobre preferências, datas relevantes, histórico de compras e pagamentos, registros de contribuições, etc. Empresas e outros tipos de organizações buscam, através da análise inteligente desses dados, gerar informações com vistas a melhorar a experiência do público com as marcas, identificar novas oportunidades de atender necessidades específicas, reduzir custos, entre outros aspectos.

A personalização é também uma tendência nos A personalização é também uma tendência nos mercados corporativos (B2B). Pesquisas nessa área indicam que os compradores do mercado B2B consideram como muito importante ter acesso a informações personalizadas de acordo com seus perfis profissionais e pessoais como forma de estreitamento do relacionamento com fornecedores atuais e potenciais (B2B). Pesquisas nessa área indicam que os compradores do mercado B2B consideram como muito importante ter acesso a informações personalizadas de acordo com seus perfis profissionais e pessoais como forma de estreitamento do relacionamento com fornecedores atuais e potenciais.

No próximo post abordaremos como as áreas de relacionamento com clientes, especificamente o marketing, vêm extraindo benefícios com a adoção do conceito e tecnologias de Big Data, assim como a participação das áreas de tecnologia como agentes fundamentais nesse processo de transformação.

Bruno Rossi, diretor de consultoria da ASM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.