Siemens fornece novo sistema digital para subestações da CPFL Energia

0

A Siemens assinou um contrato com a CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico, para o fornecimento de dois sistemas digitais para subestações da distribuidora, sendo um deles dotada da tecnologia process bus. Com o valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a solução, que será entregue ao final de 2018, será a primeira deste tipo desenvolvida pela gigante alemã no Brasil. O projeto será implantado na CPFL Paulista, responsável por distribuir energia para 4,4 milhões de clientes.

Uma subestação é uma instalação de alta potência que contém equipamentos para transmissão e distribuição de energia, além de um sistema de proteção e controle. O modelo desenvolvido pela Siemens para este projeto utiliza a tecnologia process bus, que digitaliza dados analógicos dos equipamentos de pátio da subestação e os transmite através de redes Ethernet em fibra ótica para os dispositivos de proteção na casa de controle.

O projeto está alinhado com os investimentos da companhia na digitalização da operação, despacho de equipes e telemedição. "A CPFL Energia, como pioneira em inovação no setor elétrico brasileiro, tem focado seus investimentos em tecnologia na direção da digitalização da rede elétrica", explica o diretor de Engenharia do Grupo, Caius Malagoli.

De acordo com Sergio Jacobsen, gerente da unidade de Digital Grid da Siemens, essa tecnologia oferecida se destaca pelo pioneirismo e segurança que oferece aos operadores dos equipamentos. "A medição da tensão e corrente é necessária e fundamental para a proteção, controle e automação de um sistema elétrico. Com a nossa solução, a medição passa a ser feita com fibra ótica, o que reduz em pelo menos 30% os custos com materiais e serviços utilizados, principalmente na parte de cabeamento e engenharia do projeto elétrico".

Jacobsen também ressalta que a digitalização das subestações traz confiabilidade da rede contra falhas, além de reduzir o risco de acidentes elétricos na sala de controle. "Neste projeto, a tecnologia implementada pela Siemens otimiza os custos com operação e manutenção por todo o ciclo de vida da subestação. Uma maior segurança é garantida às equipes em intervenções e atividades de manutenção."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.