Design Thinking e o contact center

0

Para o contact center um dos grande desafios é utilizar múltiplos canais, integrar todos os sistemas possíveis e, principalmente, os que promovem o contato com o consumidor. Com este objetivo, muitas empresas estão investindo no Design Thinking, um método prático de resolução de problemas ou questões, que visa um resultado futuro. Permite aprofundar o conhecimento no negócio, propor melhorias para os processos, além de oferecer um relacionamento mais eficiente com o cliente, o que pode resultar no aumento da satisfação do público. O método define todos os parâmetros do problema em questão para a definição de um objetivo, este é um dos grandes diferenciais da ferramenta.

Sempre precisamos nos preocupar em modernizar os canais de atendimento que são oferecidos ao consumidor: SMS, chat, e-mail, URA, entre outros. E o Design Thinking chega com a proposta de apresentar para as empresas maneiras de atender aos clientes por meio de recursos inovadores. A ferramenta alia a arte, ciência e tecnologia para encontrar novas soluções de negócios. O DT é um conjunto de métodos e processos que identifica problemas relacionados ao recebimento de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções, a fim de elevar o nível de inovação.

Vejo as soluções inovadoras como um diferencial para o mercado que está cada dia mais competitivo. O Design Thinking veio complementar a visão do mercado de que para inovar é preciso focar no desenvolvimento ou integração de novas tecnologias. E podemos ver que os resultados são os melhores possíveis. No mercado de contact center, por exemplo, investir em ferramentas criativas que oferecem maneiras de estreitar o relacionamento com o consumidor ficou cada vez mais necessária. Big Data, cloud, entre outros, são exemplos reais disso.

Não há mais como apenas contatar o cliente através do telefone. As redes sociais, e-mails, SMS etc. são fundamentais para alavancar as negociações da empresa, reduzir custos e garantir um melhor desempenho da equipe. Visando isso, podemos dizer que é preciso inovar, sim. E não há alternativas de crescer, ganhar visibilidade e apresentar diferenciais se o negócio não estiver aliado à tecnologia. Como sempre digo, vivemos em uma era altamente tecnológica, não podemos estagnar. E essas inovações, chegam sempre para nos beneficiar.

Para muitas empresas, o Design Thinking revolucionou as reuniões. As apresentações em Power Point foram deixadas para trás e as cartolinas e maquetes retomaram os seus postos. Toda essa inovação é feita com o objetivo de deixar os encontros mais dinâmicos, interativos e facilitar o entendimento do colaborador e até de um prospecte para quem a empresa irá apresentar uma proposta. E o seu contact center, já aderiu ao novo modelo de reunião? Seria uma boa hora para implantar quadros interativos, que mostrem os resultados dos agentes, a meta de cada setor, além de coisas inovadoras como foto dos colaboradores, mural de recados com mensagens de incentivo para a equipe e muito mais.

No Brasil, vemos que o Design Thinkings ainda é pouco aplicado pelas empresas, principalmente, as de pequeno porte, mas acredito que essa será uma das tendências para os próximos anos. O modelo já é adotado por grandes instituições como Facebook e Google. E você, acha que esse é um bom negócio?

Carlos Carlucci, country manager da Vocalcom Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.