SXSW mostra sustentabilidade e design como tendências

0

O South by Southwest (SXSW ou, como dizem os participantes, apenas South by) é o principal festival que integra cinema, interatividade, games e da música.  Nerds, geeks, alternativos e inovadores se encontram há 20 anos para um encontro anual.

Em 2013 foram 67 mil participantes de todo o mundo (21% eram de fora dos EUA) para mais de 5 mil eventos entre palestras, festas, exposições, workshops e lançamentos que transformam a cidade de Austin, Texas no mês de março.  Estive lá e destaco três novidades. 

NEST – Imagine resolver o problema de sentir frio ou calor em ambientes fechados (casa ou escritório). Se você usa NEST, seus problemas acabaram! Através de uma interface inovadora, os usuários NEST aos poucos vão "ensinando" o termostato sobre seus hábitos – que horas costumam chegar em casa, quantas pessoas moram ali, quais os dormitórios que são ocupados, a que horas, qual a temperatura que eles gostam.

De posse dessas informações, o termostato "aprende" os hábitos e gostos do usuários e, com sensores de presença e conectado à Internet, pode programar o clima da casa para que fique do jeito que o usuário quer – sempre!  Transformando os espações em ninhos (nests) ecológicos. Além de conforto, a empresa promete aos consumidores uma redução de no mínimo 20% dos gastos com eletricidade – pois sendo mais inteligente, vai usar apenas os recursos necessários.

O caso foi destaque não apenas no item inovação e tecnologia, mas principalmente no item Design (palavra recorrente em toda a conferência, sendo abordada dos mais diferentes aspectos".  Nas palavras de Tony Fadell, o responsável pelo desenvolvimento da solução: "Design hoje não é incluir nada. É retirar tudo aquilo que é desnecessário".

SCAN SEE – A tendência é que tudo vai virar mobile. Pesquisas mostram que 79% dos usuários usam o smartphone quando vão decidir sobre uma compra. De olho nessa oportunidade, a ScanSee lançou AppSite, aplicativo gratuito direcionado para que os varejistas criem seu próprio site mobile.

O modelo de negócio da ScanSee é bilateral: por um lado oferece gratuitamente que as empresas ingressem nesse mundo mobile (oferecendo wish lists, promoções, geolocalização, cupons, programa de fidelização) e por outro oferece a fornecedores (indústrias e atacadistas) a possibilidade de abastecer uma milhares de pequenas e médias empresas. 

O destaque da solução é conseguir oferecer ofertas personalizadas para seus clientes. Essa foi uma das muitas empresas que estão buscando, de várias formas, integrar os comércios on e off-line, mostrando que essa é uma tendência forte do que vem por aí.

GEOSTELLAR – Já sabemos que as fontes de energia renováveis são as mais adequadas para um futuro sustentável. Mas até hoje os custos de implantação dessas tecnologias era muito alto ou não permitia ao cliente identificar em quanto tempo teria o retorno sobre o investimento.

Foi apostando em atender essa demanda que a Geostellar vem atuar: barateando a implantação de placas de energia solar e possibilitando que cada usuário, a partir de seu endereço, possa saber quanto de energia pode gerar em casa.

A funcionalidade está na capa do site Geostellar. Digite por exemplo 360 Nueces St, Austin TX (um endereço que busquei no Google, aleatoriamente, numa zona residencial em Austin, TX). O sistema mostrará uma página personalizada.

 

Intensidade de sol na residência

 

Valor que o cliente pode economizar ao longo do tempo implantando o sistema da empresa

Gráfico mostra que a partir de 2022 o investimento inicial se paga e o cliente passa apenas a desfrutar dos "lucros" da geração da própria energia.

Para conhecer mais sobre o SXSW acesse www.sxsw.com.


Marcelo Pimenta (menta@laboratorium.com.br) tem mais de 20 anos de história de empreendedorismo na Internet brasileira. É fundador da CONECTT S/A e do Laboratorium. É professor de Gestão da Inovação da Pós-Graduação da ESPM, criador do Laboratório de Startups do Centro de Inovação e Criatividade (CIC) da ESPM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.