ChatApp Benie facilita compra de remédios e produtos de higiene via Facebook

0

Os usuários do Facebook agora podem fazer compras nas farmácias pelo Messenger. O novo canal de compra online brasileiro Benie, que acaba de ser lançado, é um assistente pessoal que busca os melhores preços, faz a compra e entrega o produto no endereço indicado pelo cliente, sem cobrar nenhuma taxa pelo serviço.

Criado por sócios com larga experiência no mercado financeiro, entre eles Marcello Braga e Evandro Campos, um dos fundadores da plataforma de investimentos Monetar, incorporada à Genial Investimentos, do grupo Brasil Plural, o Benie é uma modalidade de aplicativo, chamado ChatApp, que vive dentro de outros aplicativos, no caso o Facebook. A solução é novidade no Brasil, mas no exterior companhias como Walmart e Domino's Pizza já oferecem esta facilidade.

No ar desde junho de 2018, o Benie, que funciona 24 horas, está disponível para compradores do Rio de Janeiro. Gradativamente, o serviço será disponibilizado a outras cidades. A meta é estar operando em todo o país até 2019. Até o final do ano, a expectativa é realizar 250 mil transações.  O sistema já conta com mais de 25 mil farmácias parceiras, que incluem desde as principais redes até estabelecimentos de pequeno porte.

O Benie também consegue atender a maioria dos convênios. Foi firmada uma parceria com uma das maiores empresas de Programa de Benefícios em Medicamentos do Brasil e em breve todos os planos de saúde serão atendidos.

Para desenvolver toda a tecnologia do Benie, os sócios investiram cerca de R$2 milhões, em conjunto com investidores anjo. A receita da empresa provém das taxas de vendas que são pagas pelas farmácias. É cobrado um custo transacional, a cada venda que a loja faz pelo ChatApp.

Os fundadores explicam que o diferencial, ao contrário de outros meios de compra, como telefone ou site de farmácias, são praticidade e rapidez, além da vantagem de preços mais competitivos e a garantia do produto.

"A ideia de desenvolver o sistema surgiu quando percebemos que, apesar da evolução tecnológica, em que as pessoas se comunicam cada vez menos por ligações telefônicas, na área de saúde, isso não é realidade. As pessoas ainda usam muito o telefone para fazer compras em farmácias, comenta o sócio Evandro Campos.

"Identificamos que poderíamos tornar a vida do paciente muito mais simples e acessível, criando uma forma de atendê-lo digitalmente. Desenvolvemos um assistente, com quem o usuário pode falar por mensagem eletrônica, assim como faz com seus amigos", complementa Marcello Braga, outro sócio à frente do negócio.

Como funciona

Para acessar o Benie, basta procurar a página no Facebook (https://www.facebook.com/beniesaude/), buscando por "Beniesaúde" e mandar uma mensagem. Depois, é só informar os produtos que você procura, que, automaticamente, o sistema busca o menor preço e o estabelecimento comercial mais próximo do cliente. Concluída a compra, o sistema avisa quando o pedido saiu da farmácia e se certifica de que tudo ocorrerá bem até a entrega, que é feita em 45 minutos, no máximo.

O pagamento é feito via cartão de crédito. Além dos dados do cartão, o Benie solicita o endereço de entrega, telefone e CPF. A segurança das informações do cliente é garantida. Os dados do cartão de crédito, por exemplo, não ficam armazenados no Facebook e nem mesmo o Benie tem acesso a eles. A transação é realizada por meio de um parceiro financeiro, a Zoop, a mesma empresa que realiza operações de pagamentos do iFood, Sympla, entre outras empresas do grupo Movile.

No site www.benie.com.br também há um link que direciona para a conversa com o Benie. Em breve, o serviço deverá ser disponibilizado em outras redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.