Multas de trânsito serão enviadas pelo smartphone

0

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou nesta terça-feira, 1, o Sistema de Notificação Eletrônica (Android), um aplicativo móvel através do qual motoristas de todo o Brasil poderão ser informados de multas recebidas por infrações cometidas no trânsito. O sistema, contudo, depende da adesão individual do Detran de cada estado. O primeiro a aderir foi o de Santa Catarina, mas outros devem vir ao longo dos próximos meses. A versão para iOS chegará à App Store daqui a uma semana.

transito

Pelo aplicativo, o motorista precisa informar seu CPF e o número da sua habilitação para dirigir (CNH), assim como a placa e o Renavam dos seus veículos. Feito isso, em vez de ser informado pelos correios, ele passará a receber notificações no celular sempre que cometer uma infração de trânsito em qualquer um dos estados cujo Detran estiver integrado ao sistema. Pelo app, o motorista visualiza detalhes da multa e tem a oportunidade de reconhecê-la, o que gera um desconto de 40% sobre o valor cobrado, desde que seja pago até a data do vencimento. É possível também preencher o formulário para a indicação de outro condutor responsável pela infração.

Além dos Detrans estaduais, poderão aderir ao sistema quaisquer outros órgãos habilitados a emitir multas de trânsito, como a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O Denatran informa que 16 milhões de multas de trânsito são emitidas por ano no Brasil. O aplicativo foi desenvolvido pelo Serpro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.