Cambridge Analytica fecha as portas devido ao escândalo de dados do Facebook

0

A Cambridge Analytica, consultoria que desempenhou papel central no escândalo do uso não autorizado de dados pessoais de Facebook, anunciou nesta quarta-feira, 2, que encerrou suas atividades. A companhia britânica (que faz parte do grupo SCL), que trabalha para a campanha presidencial de Donald Trump, está iniciando os procedimentos legais para essa finalidade.

A empresa defende sua inocência e se diz "vilipendiada". Um dos proprietários da consultoria é o milionário Robert Mercer, financiador da campanha de Trump e um dos impulsionadores da chamada "direita alternativa" norte-americana que ajudou na campanha do  candidato republicano à Casa Branca.

Em comunicado oficial divulgado em seu site, a empresa diz que a SCL Elections Ltd., bem como seu parceiro do Reino Unido, a Cambridge Analytica LLC e afiliadas apresentaram pedidos para iniciar um processo de insolvência naquele país. A Companhia está cessando imediatamente todas as operações e os conselhos se candidataram para nomear os funcionários da insolvência e a Crowe Clark Whitehill LLP para atuar como administrador independente da Cambridge Analytica.

Além disso, procedimentos paralelos de falência serão iniciados em nome da Cambridge Analytica LLC e de alguns afiliados dos EUA no Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York.

"Ao longo dos últimos meses, Cambridge Analytica tem sido objeto de numerosas acusações infundadas e, apesar dos esforços da Companhia para corrigir o registro,  tem sido difamada por atividades que não são apenas legais, mas também amplamente aceitas como um componente padrão da publicidade online em ambas as arenas, políticas e comerciais.", alega a empresa.

À luz dessas acusações, o consultor da rainha Julian Malins foi contratado para conduzir uma investigação independente sobre as alegações relativas às atividades políticas da empresa. O relatório dele, que a empresa publicou em seu site, concluiu que as alegações não foram "corroboradas pelos fatos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.