TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Piracicaba recebe plataforma de car sharing moObie

Postado em: 03/07/2018, às 18:56 por Redação

A moObie, comunidade que busca promover a economia criativa e incentivar novas soluções de mobilidade urbana, iniciou suas operações em Piracicaba, cidade do interior paulista. Com quase 400 mil habitantes, tem um considerável pólo agroindustrial, é o 14º maior PIB do estado e conta com um campus da Universidade de São Paulo (USP).

"Estar em Piracicaba é um passo importante para a moObie, pois a cidade tem um grande parque tecnológico, além de centros universitários e de pesquisa, que dão apoio a atividades empresariais. O compartilhamento de carros é uma ótima opção não só para quem mora e precisa se deslocar por lá, mas também para os habitantes da região", diz Tamy Lin, CEO da plataforma.

Quem instala o aplicativo da moObie no celular e já tem um carro, pode alugá-lo para outras pessoas enquanto não está usando o veículo, e, com isso, fazer uma renda extra. Já aqueles que não possuem um automóvel e não pensam em comprar, para não se comprometer com gastos de alto valor, pode alugar de quem mora próximo.

Piracicaba já conta com uma frota de seis carros, entre modelos variados do tipo Sedan, Hatch, SUV de Transportes. O compartilhamento também é uma forma inteligente e prática de diminuir a poluição e o engarrafamento, que já tomam conta das cidades de médio porte.

Atualmente, cerca de 80 mil pessoas já se beneficiam com os serviços do aplicativo e a empresa, que já está presente em cerca de 50 cidades do Estado de São Paulo, pretende trabalhar sua expansão ainda mais até o final do ano. "Hoje em dia não faz mais sentido termos mais e mais carros na rua. A filosofia do compartilhamento já é uma realidade comum em outras partes do mundo e com serviços variados, como objetos e casas", complementa Tamy.

Como funciona

A locação acontece de Pessoa para Pessoa (P2P) por meio de um app intuitivo e prático. O condutor que precisa de um carro cadastra o cartão de crédito e a CNH pelo celular, que é avaliada pelo time da moObie quanto à validade e regularização, além de outros critérios que garantem a segurança da comunidade. O proprietário cadastra seu carro que passa por uma validação na qual são verificados a situação junto ao Detran/Denatran, vigência do seguro e critérios de elegibilidade. Depois de cadastrado, o interessado acessa o app para buscar o veículo disponível mais indicado à sua necessidade em um mapa de localização, verifica preço e solicita a reserva. Do outro lado, o dono visualiza o pedido e tem autonomia para aceitar ou não a solicitação na data especificada, de acordo com sua disponibilidade. O pagamento é feito no ato da confirmação da reserva via cartão de crédito do condutor e entra na conta do proprietário do carro cadastrada na moObie em datas pré-definidas.

No ato da entrega das chaves, é realizado um checkin no próprio app e na devolução é feito checkout via celular. O carro deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, limpo e abastecido. Caso haja infração ou acidente durante a locação, há processos preestabelecidos. O número da habilitação do usuário fica registrado e o carro está segurado durante todo período de locação. Se houver sinistro, a seguradora da moObie é a responsável e não a do proprietário. E se houver infração, os pontos vão para o usuário, não para o dono do carro.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/webinside/03/07/2018/piracicaba-recebe-plataforma-de-car-sharing-moobie/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial