Os impactos da lentidão no desempenho dos negócios digitais

0

Desistir de uma compra ao se deparar com uma fila enorme é normal no varejo. Clientes desistem de esperar quando a fila assusta, mas este problema não é exclusivo das lojas físicas. O cenário descrito também acontece com frequência no ambiente virtual, inclusive em datas sazonais como a Black Friday — que pode deixar os sites instáveis, com carregamento lento.

O motivo quase sempre é o mesmo: muitas pessoas querendo comprar em uma plataforma que não tem a estrutura para lidar com a quantidade de acessos recebida. A situação pode ser danosa aos negócios e trazer prejuízos financeiros aos varejistas que, cada vez mais, devem se preocupar com a velocidade do carregamento das suas páginas.

E essa preocupação é antiga. Em 2010, empresas como Shopzilla e o Firefox já realizavam testes para avaliar o impacto financeiro do carregamento de páginas, assim como o Google e a Microsoft. Um estudo conjunto dessas duas últimas empresas mostrou que a satisfação dos usuários dependia do tempo de carregamento das páginas — e meio segundo de delay gerou queda de quase 1% na satisfação dos usuários, enquanto dois segundos aumentaram esta taxa em quase 4%.

Pensando no mundo do comércio eletrônico, para 42% dos brasileiros a conveniência é o principal fator que leva pessoas às compras online, segundo a PwC. Isso quer dizer que ao procurar um e-commerce, os consumidores esperam por um processo descomplicado. Uma prova disso é outro estudo realizado pela Akamai, empresa focada em serviços de CDN: ao comparar as lojas virtuais, notou que os varejistas que fecharam pedidos foram 26% mais rápidos — e o nível de insatisfação também acompanhou esse resultado, pois 28% dos consumidores não voltariam aos sites lentos.

Para evitar arcar com os prejuízos do atraso do carregamento em seus sites, alguns grandes varejistas realizaram estudos para entender o impacto da lentidão em seus negócios. A Amazon descobriu que cada segundo de demora no carregamento da página pode custar US$1,6 bilhão de sua receita anual. Já o Walmart observou um aumento de 2% em sua conversão ao melhorar o carregamento em apenas um segundo.

Para resolver todos os problemas relacionados à performance no comércio eletrônico é necessários recursos nos locais certos e funções prioritárias para gerar resultados mais produtivos. É estimado que profissionais de e-commerce percam 12 horas por semana resolvendo problemas de performance, um total de 652 horas por ano. Imagine se o tempo gasto em solucionar problemas fosse usado para questões estratégicas e aumentar as vendas?

O impacto das métricas do e-commerce

Quando falamos em métricas de e-commerce, a lentidão nos sites acaba por impactar todas elas. Veja só:

  • Taxa de conversão: mede a efetividade de vendas frente às visitas geradas. Essa é a mais sensível, pois vários fatores podem influenciá-la, como o próprio tempo de carregamento da loja virtual. O ideal, segundo o Google, é que uma página demore no máximo 3 segundos para carregar. No entanto, um relatório recente da Wolfgang Digitalmostrou que o tempo médio de carregamento das páginas da Web Global é de 6,06 segundos. Há anos estudos buscam relacionar lentidão e queda na conversão. Em 2008 já existiam dados dizendo que 1 segundo de lentidão poderia prejudicar em 7% a conversão. A própria Akamai mostra que, hoje em dia, esta mesma diminuição na conversão acontece quando o e-commerce demora apenas 0,1 segundo para carregar em desktops. Já quando o atraso é de 1 segundo, a conversão diminui em 21,8% em desktops. No mobile, um segundo de atraso reduz em 20,5%.
  • Bounce Rate: os consumidores não são pacientes com lentidão e a internet facilita a eles encontrarem outras lojas virtuais. Essa saída instantânea eleva a taxa de rejeição (ou bounce rate) quando o usuário sai do site pela mesma página que entrou. Para a Wolfgang Digital, a média desta métrica para e-commerce é de 38%. E essa taxa também está relacionada à velocidade de carregamento das páginas na web. O mesmo estudo da Akamai mostrou que a menor taxa de rejeição em dispositivos móveis (14,1%) ocorreu com um carregamento de 0,7 segundo. Essa taxa tende a crescer a cada segundo de carregamento, enquanto o bounce rate dos dispositivos móveis pode chegar a 90% com dois segundos de atraso no carregamento.
  • Duração da sessão: mesmo existindo usuários persistentes que decidam navegar em e-commerces lentos, eles geralmente não irão muito longe. A métrica de duração da sessão também é impactada pela lentidão — a cada segundo de atraso no carregamento médio, a duração das sessões cai em 25% em desktop e em mobile. O número sobe para 47% em desktops e 51% em mobile quando o atraso chega a 2 segundos.

Por isso, é necessário tratar a performance do comércio eletrônico como um dos principais KPI's para valorizar o trabalho de departamentos de e-commerce, marketing e comercial que investem tempo e dinheiro em estratégias para aumentar as vendas e faturamento. Mas os clientes, quando passam menos tempo navegando no site por conta do mau desempenho, não são tão expostos à essas estratégias, que acabam não fazendo sentido. Por isso, não adianta apenas ter produtos de qualidade e investir muito dinheiro para atrair clientes se a loja virtual não estiver pronta para receber o fluxo de internautas.

De forma prática, uma maneira de se certificar que um KPI está performando bem ou não é pela análise de benchmarks para comparar o seu desempenho com o de outras empresas no mercado, principalmente as consideradas como referência. Uma pesquisa apontou um grande varejista recém-chegado ao Brasil com o melhor tempo de carregamento durante o evento, se comparado com outros sites monitorados. Na ocasião, levou em média um segundo para disponibilizar todo seu conteúdo na tela do consumidor.

Considerar dados de mercado é o principal ponto de partida para começar a otimizar os sites. Com os insights necessários para avaliar sua realidade, buscar soluções para manter o e-commerce carregando tão ou mais rápido que os sites dos concorrentes pode mitigar o risco de perder negócios por conta da performance. Afinal, esse é o ponto crítico dos negócios digitais.

Bruno Abreu, CEO e sócio-fundador da Sofist.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.