Tecnologia a favor do varejo: redução de custos e ampliação no nível de serviço

0

Em épocas de crise, ao mesmo tempo em que é importante diminuir as despesas, é fundamental aprimorar a prestação de serviços – atendendo às necessidades do consumidor – e suprir determinadas lacunas dos negócios, como sazonalidade, espaço e mão de obra.

Neste sentido, o processo de vendas no cenário atual do Varejo vem ganhando um parceiro: a tecnologia, que se tornou fundamental para buscar incremento e agilidade nas vendas.

Comum nos Estados Unidos e em países da Europa, o modelo de caixa onde o próprio consumidor registra e paga os produtos comprados ainda é recente no Brasil. Em Portugal, por exemplo, em uma importante cadeia de lojas que oferece produtos culturais e eletrônicos, cerca de 18% das transações diárias são feitas em canais de autoatendimento, o "selfcheckout". A instalação destes equipamentos ampliou o número de caixas e agilizou o processo, com média de 662 clientes por equipamento por dia.

No Brasil, o autoatendimento em outras áreas já é uma realidade, o que permite afirmar que o brasileiro já está familiarizado com a tecnologia e gosta de se sentir protagonista no processo, seja ele de compra, de pagamento etc. Dados do Banco Central mostram que o País apresenta número bastante semelhante ao de outros países em outros tipos de terminais, como bancos, pagamentos de estacionamento dentre outros. Enquanto o Brasil conta com 9,1 terminais a cada 10 mil habitantes, Estados Unidos, União Europeia e Japão, por exemplo, têm índice de 13,8; 9,9 e 10,6, respectivamente.

As principais vantagens do selfcheckout são a agilidade e redução no tempo de atendimento. Por outro lado, mitos sobre falta de segurança no processo, necessidade de corte de colaboradores e alto custo de implantação ainda inibem o crescimento da tecnologia no País.

Com relação à segurança, os terminais "selfcheckout", além de contarem com a supervisão de um profissional do supermercado, pelo menos na fase inicial de adoção ou como supervisão a conjuntos de vários equipamentos, podem ser monitorados de forma remota, o que garante a segurança dos consumidores e do estabelecimento, evitandos perdas. É importante ressaltar isso, pois uma resistência à adoção do selfcheckout está associada ao risco de perdas, mas o fato é que, no caso do "checkout" tradicional, isso ocorre quando o cliente e o operador atuam como cúmplices para desviar produtos no caixa do supermercado.

Sobre a mão de obra, a nova tecnologia, ao contrário do que se pensa e baseado no histórico de outros países, não gera demissões: em geral, os varejistas sabem a importância de reter funcionários treinados em seus procedimentos e em sua cultura, e preferem deslocá-los para outras atividades como o acompanhamento de operações ou reposição de produtos, como uma forma de agilizar o atendimento como um todo. E, claro, o que acontece é uma evolução na qualificação dos colaboradores, para funções de maior responsabilidade.

Antonio Casarotti Junior, gerente comercial de Automação Comercial da OKI Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.