Black Friday e as vendas de Natal

0

Faz tempo que o Black Friday se consolidou como uma importante data para o varejo Norte Americano. É a primeira sexta-feira após o feriado de Thanks Giving (Ação de Graças). Pra quem não sabe, o Thanks Giving é aquele feriado que sempre aparece nos filmes americanos, quando as famílias se reúnem para comer um grande peru assado.

O Black Friday nos Estados Unidos é um termômetro para as lojas medirem como serão as vendas de Final de Ano. É uma data criada e divulgada para estimular o consumo off-line, com ofertas e descontos bem agressivos. Aproveitando o gancho, o varejo digital norte americano criou sua própria data: a Cyber Monday. É a segunda-feira logo após o Black Friday.

Aqui no Brasil, o Black Friday surgiu há quatro anos, como iniciativa do mercado digital. Ganhou tanta força que no ano passado várias empresas do mundo off-line aderiram, incluindo concessionárias de automóveis e agências de viagens.

Apesar de seu início tortuoso, o Black Friday brasileiro deu a volta por cima e entrou definitivamente no calendário do varejo digital brasileiro. Digo início tortuoso por conta de alguns problemas que aconteceram nos dois primeiros anos.

O primeiro foi que alguns gestores de lojas virtuais aumentaram os preços na véspera do Black Friday para que seus descontos parecessem atraentes. Pura enganação. A maioria das lojas que utilizaram essa estratégia foram rapidamente descobertas pelos comparadores de preços e caíram em desgraça nas redes sociais.

Outro problema foi o despreparo operacional para atender a curva elevada de pedidos de um dia para outro. Muitas lojas foram pegas de surpresa. Sites fora do ar, rupturas de estoque e entregas em atraso também "bombaram".

Mas o consumidor gostou e quis mais. Entre 2011 e 2013, as vendas no Black Friday cresceram 186%. A previsão é que em 2014 sejam movimentados R$ 1,11 bilhões entre a meia noite do dia 28 de novembro e a primeira hora do dia 1 de dezembro.

As lojas virtuais estão mais preparadas para atender ao aumento dos pedidos nesse período. O prazo de entrega em São Paulo Capital, aumentou em média de seis para oito dias nesse período. É uma forma das lojas lidarem melhor com a expectativa dos consumidores.

Moda e Acessórios, categoria mais vendida no e-commerce nacional, aproveita o Black Friday para fazer troca de coleção e queimar estoques. Os comparadores de preços estão em alerta máximo para delatarem os falsos descontos. Novas marcas se juntarão à campanha.

Ainda foi possível medir o quanto do faturamento no Black Friday se sobrepõe às vendas de Natal. Ou seja, quanto das vendas do Black Friday são compras de Natal sendo antecipadas e quanto dessas vendas não teriam ocorrido caso não houvesse tais descontos.

Enquanto isso, vamos nos preparando pra aumentar as vendas, pois definitivamente o consumidor entrou nesse calendário. E você, vai ficar de fora?

Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.