Bem-vindo à era do HyperIntelligence: as respostas vão achar você

0

Não há quem hoje em dia não seja impactado e inundado por dados. Mas, se sua abordagem for "Dê-me um Dashboard. Dê-me um relatório. Traga-me as melhores ideias". Sinto lhe informar, mas ela está totalmente old-school, ficando para trás e indo no sentido contrário do HyperIntelligence. E é isso o que os analistas da Forrester ressaltam no estudo "Insights-Driven Businesses Set the Pace for Global Growth". Segundo eles, os negócios orientados por insights estão crescendo mais de 30% a cada ano e, até 2021, os menos informados perderão cerca de $1,8 trilhão anualmente para os concorrentes que fazem o uso desse artifício.

Ao mesmo tempo, a atenção média dos adultos para qualquer ação é de oito segundos. Em qualquer website, os visitantes veem apenas um quarto do conteúdo e não clicam nos links. Os vídeos têm apenas três segundos para capturar a atenção do espectador e uma pessoa recebe em média 90 e-mails por dia no trabalho. Ou seja, o dito popular "tempo é dinheiro" nunca fez tanto sentido. Não há tempo a perder.

Mas, como obter os insights certos, na hora certa, com agilidade, sem a necessidade de diversos cliques? Plagiando aqueles comerciais de televisão "agora os seus problemas acabaram".

Anos de pesquisa e feedbacks recebidos pelos usuários de soluções de analytics e data Discovery permitiram o desenvolvimento do conceito de HyperIntelligence, que traz a inteligência artificial definitivamente para mais perto da força de trabalho. Estamos falando do caminho inverso ao que todos estão habituados com o BI tradicional: as respostas encontrando quem precisa delas, ao invés dos usuários irem buscá-las em diversos sistemas, arquivos, na internet. O que antes exigia uma série de ações, agora é feito quase que imperceptivelmente. Os insights surgem diretamente nos fluxos de trabalho, em tempo real, ou seja, as informações aparecendo e saltando aos seus olhos quando se fazem mais necessárias.

Falando de maneira prática, imagine-se em uma situação do dia a dia: você está analisando uma planilha Excel com os resultados de vendas de suas regionais e precisa saber sobre uma cidade específica. Tradicionalmente, você teria que abrir relatórios, dashboards e dossiês para fazer uma análise do cenário. Hoje não. Enquanto você trabalha na planilha, os tais HyperCards, com as informações disponíveis no BI, surgem do nada. Basta passar o mouse sobre as palavras destacadas (e isso pode acontecer em qualquer sistema, no e-mail, site ou aplicativo da Web), sem precisar executar nenhum relatório ou aprender uma nova habilidade.

Voltando um pouco para a teoria, o HyperIntelligence fornece formas naturais e até imperceptíveis de apresentar KPIs em tempo real, informações contextuais e recomendações inteligentes, e deixa de lado as ferramentas de análise de dados tradicionais e até as ferramentas de Self-Service Data Discovery. Sem falar da possibilidade de usar linguagem natural, machine learning e recursos de voz, como Alexa da Amazon, chatbots, software de reconhecimento de imagem e outros aplicativos modernos, que trazem um diferencial de agilidade gigantesco.

É realmente uma quebra de paradigmas. Essa é a hora de traçar o limite, experimentar e garantir que resultados sejam atingidos. Bem-vindo à era do zero clique, do tempo real e de HyperIntelligence.

Celso Oliveira, country manager da MicroStrategy Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.