Pesquisa traça perfil do "heavy user" de internet brasileiro

    0

    Cerca de 500 jovens brasileiros que participaram da última Campus Party Brasil tiverem analisados seu comportamento e hábitos de consumo na rede mundial, e revelaram suas percepções quanto a atuação de empresas e marcas nas mídias sociais.

    Realizado em conjunto pela agência JeffreyGroup e instituto de pesquisa IdeaFix, o estudo "Empresas e consumidores nas mídias sociais 2012" aponta que os chamados heavy users brasileiros passam mais de seis horas conectados por dia (58%) e acessam a web principalmente de casa (85%), com uma parcela significativa (35%) afirmando que acessa a internet a partir de "todos os lugares".

    Com base nesse levantamento, os pesquisadores concluíram que a maioria dos "nerds" do país é gamer (67%), do sexo masculino (78%) e tem entre 18 a 23 anos ( 69%).

    Dos entrevistados, 90% usam notebooks ou netbooks para navegar. O desktop é o segundo meio de acesso mais citado (58%), seguido de celular (57%) e tablets (16%). As redes sociais lideram os motivos da navegação (75%), seguidas por email (68%), pesquisa (62%) e notícias (60%).

    O estudo revela, ainda, que a plataforma PC/Windows lidera no país, com 78% das citações, seguida dos consoles Xbox (27%)e PS3 (24%), sistema Android (20%), Wii (11%) e iOS (10%).

    No que se refere ao relacionamento com marcas, 73,5% dizem seguir o perfil de empresas e que, na hora de definir a compra, levam em consideração grande parte das informações divulgadas, como detalhes e qualidade dos produtos e serviços, sustentabilidade e ações sociais, interação, relatos positivos de outros consumidores,inovação e diferenciação, atuação nas redes sociais e suporte pós-venda.

    "No ano passado, a pesquisa mostrou a valorização da presença das marcas, desde que não fosse invasiva ou oportunista. Este ano, os consumidores aparecem mais conectados, dispostos a trocar ideias, conscientes de seu poder de influência e até mesmo dando preferência às empresas que estão na rede", diz Gerson Penha, diretor geral da JeffreyGroup.

    Ele acrescenta que 40% dos pesquisados apontam como estímulo para compras virtuais as ações de comunicação e relacionamento. Outros 30% citam as promoções como importante incentivo para realizar transações online.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.