Prefeitura de São Paulo lança programa de capacitação em gestão de tecnologia

0

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Inovação e Tecnologia e de Gestão, além da Prodam, promove a capacitação de mais de 300 servidores públicos em tecnologia da informação e da comunicação. A iniciativa, que tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP), visa formar os quadros municipais e envolvê-los no processo de construção de uma São Paulo mais inteligente. O calendário de formação tem carga horária de 720 horas e inclui provas para certificação internacional.

A reciclagem do núcleo de gestores de tecnologia do município, que recebeu, recentemente, o reforço de mais 31 profissionais, é parte do planejamento detalhado na nova Política de Governança de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Decreto 57.653/17), que estabelece as bases para a modernização tecnológica do município.

"A capacitação é fundamental para fornecer aos servidores ferramentas e informações necessárias para a modernização da gestão. Não basta apenas investir em equipamentos sem investir nas pessoas", destaca Wagner Lenhart, secretário municipal de Gestão em exercício.

"A administração municipal está olhando para o futuro. É a primeira vez que a cidade tem um planejamento estratégico de tecnologia que irá permitir a construção do governo digital que queremos", destaca Rogério Brecha, presidente da Prodam.

A modernização das praças de atendimento das Prefeituras Regionais, que receberam 700 novos computadores fruto de doação da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 238 scanners para a digitalização de documentação, além da qualidade e da velocidade dos links de internet aprimoradas, é outra iniciativa associada à nova política de governança.

"Os investimentos na infraestrutura precisam vir acompanhados da melhoria do parque tecnológico do município, que é extremamente obsoleto, da redução da burocracia, da simplificação dos processos. Só assim poderemos tornar a cidade, de fato, mais inteligente e ofertar serviços inovadores", destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Diagnóstico de tecnologia

Para conhecer o cenário de tecnologia da administração municipal, foi produzido amplo diagnóstico aplicado em 63 órgãos, como secretarias, Prefeituras Regionais, empresas, autarquias e fundações. A fotografia atualizada da situação de tecnologia da Prefeitura aponta que 76% dos mais de 65 mil computadores estão obsoletos e possuem mais de 5 anos de utilização, 65% dos computadores ainda utilizam Windows XP e que 90% das equipes só atuam no suporte de informática.

Disponível na íntegra no portal tecnologia.prefeitura.sp.gov.br, a pesquisa composta por 109 questões indica ainda que 80% dos órgãos municipais não incentivam capacitações em tecnologia, 60% dos gestores em tecnologia não sabem a diferença entre projeto e processo e 50% deles não possuem autonomia para tratar de questões orçamentárias.

Política de Governança de Tecnologia

O lançamento da nova Política de Governança de Tecnologia da Informação e da Comunicação visa adequar a atuação da administração pública municipal às melhores práticas e padrões existentes nas organizações. A política de tecnologia traz orientações técnicas sobre temas como aquisição de bens e serviços, contratação de desenvolvimento de software, gestão de rede, processos de T.I e, por meio de padrões e parâmetros claros, visa aumentar a maturidade tecnológica dos órgãos.

"Queremos agregar mais valor à gestão e prover programas de capacitação permanentes em tecnologia. Fomentar a inovação, buscar melhorias contínuas nos serviços e promover a cidadania digital são alguns dos nossos objetivos finais", complementa André Tomiatto, Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Lançamento do portal de Governança de T.I

O Portal de Governança de T.I (tecnologia.prefeitura.sp.gov.br) foi criado com o intuito de concentrar em um único local dados, soluções, notícias e documentações técnicas relacionadas às Tecnologias de Informações e Comunicação da Prefeitura de São Paulo, e que tem como missão fomentar informações e conversações entre os profissionais. Por meio de um fórum de discussão, contribui para gerar interação e sintonia entre as equipes sobre os temas que lhe são comuns. Assim, o compartilhamento de ideias, soluções e informações tecnológicas passam a chegar com mais rapidez e de forma mais precisa aos colaboradores de TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.