PUC-Rio, Mongeral Aegon e IRB Brasil RE lançam programa de inovação em seguros

0

A PUC-Rio, a seguradora multinacional Mongeral Aegon e a maior resseguradora do país, o IRB Brasil RE, fecharam uma parceria inédita e abrem, a partir desta terça-feira,7,  as inscrições para Insurtech Innovation Program.  O objetivo é formar profissionais que queiram transformar o mercado de seguros e resseguro por meio do desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços baseados em tecnologia, com a coordenação do Instituto de gestão de riscos financeiros e atuariais da PUC-Rio (IAPUC) e do Departamento de Informática da Universidade, e apoio dos demais parceiros.

A duração é de um ano e as aulas serão na PUC-Rio. Nenhum conhecimento prévio é requerido e a multidisciplinaridade será um fator valorizado no programa. Alunos de qualquer área e de qualquer universidade podem se candidatar até 10 de dezembro pelo link http://insurtech.les.inf.puc-rio.br . São 16 vagas no total, sendo dez para alunos de graduação e seis para alunos de pós-graduação stricto sensu. Os selecionados na primeira etapa ainda passarão por entrevistas e dinâmicas individuais ou em grupo, com professores da PUC-Rio e representantes da Mongeral Aegon e do IRB Brasil RE. Os escolhidos devem ter disponibilidade diária no período da tarde e todos terão direito a uma bolsa estágio como remuneração mensal.

Alessandra Monteiro, diretora de Subscrição de Vida e Longevidade do IRB Brasil RE, comenta a importância da parceria entre três grandes instituições para o sucesso do programa, lembrando que elas estão apostando em um modelo de negócio ainda pouco explorado. "A PUC-Rio possui know-how em tecnologia e gestão de projetos, a Mongeral Aegon é especializada em seguro de Vida, e o IRB tem a experiência e a liderança do mercado ressegurador. Essa combinação possibilitará unir as inteligências acadêmica e técnica do negócio para desenvolver novas soluções", completa.

A PUC-Rio conduzirá o Insurtech Innovation Program com base na metodologia Challenge Based Learning (CBL). "Neste método de ensino, são formados grupos multidisciplinares, são realizados desafios e apresentados conteúdos técnicos e não técnicos. Os participantes desenvolvem projetos criativos e inovadores ao mesmo tempo que aprendem", explica Rafael Nasser, coordenador de Inovação do Programa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), ressaltando que serão exploradas tendências tecnológicas como blockchain, inteligência artificial, realidade virtual e Internet das Coisas (IoT) e, além das aulas, o programa oferece palestras e visitas a empresas. "A indústria de novas tecnologias, como oblockchain, já adotada pela resseguradora, por exemplo, precisa de novos profissionais capacitados e de investimento em inovação", comenta.

Na prática, serão formados grupos multidisciplinares a cada trimestre, desafios serão propostos, conteúdos tecnológicos e de negócio serão apresentados e os participantes desenvolverão projetos criativos e inovadores com impacto significativo dentro desta indústria, ao mesmo tempo que estarão aprendendo. O programa não é limitado a estudantes da PUC-Rio e nem das áreas ligadas à ciência tecnológica. No entanto, é importante que o candidato tenha um perfil empreendedor, proativo e que seja motivado a desafios.

"Para que uma empresa cresça, é fundamental investir em bons serviços e produtos, além de uma diferenciada experiência do cliente com a marca. Nestes dois aspectos, a tecnologia tem papel fundamental, e é por isso que a Mongeral Aegon investe neste programa", finaliza Helder Molina, presidente da seguradora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.