TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

São Paulo ganha 1º hotel do Brasil a ter robô interagindo com hóspedes

Postado em: 07/11/2018, às 02:47 por Redação

O Ramada Encore Berrini, com inauguração prevista até o final do mês na zona Sul da capital paulista, entra na história da hospedagem brasileira como primeiro hotel do País a ter um robô de serviço para atendimento a hóspedes.

Dotado de inteligência artificial, o autômato foi programado pela startup paulistana XRobô, especializada em ensinar robôs a pensar, falar e continuar aprendendo ao longo da vida com o uso do português em aplicações específicas, a exemplo desta criada para o Ramada Encore Berrini. O modelo usado, diz o empreendedor André Araújo, da XRobô, é um Sanbot Elf startup de 1 metro de altura com rosto, silhueta e braços femininos, apta a andar com a mesma velocidade de uma pessoa em caminhada lenta.

Nomeada de Rebeca Berrini, a robô atenderá às pessoas como faz normalmente um profissional de concierge. O hóspede só tem de se aproximar e conversar com Rebeca, pedindo informações que precisa sobre o hotel, seus serviços de hospedagem, horários de funcionamento ou acesso ao Wi-Fi. Além disso, Rebeca também é antenada no que rola na região, dando dicas de passeios ou restaurantes bacanas nas proximidades.

Fernanda Schaper, gerente geral do Ramada Encore Berrini, aposta na robô como "fator surpresa" para o público. "Rebeca Berrini será uma novidade para os clientes e, certamente, fortalecerá a imagem de nossa marca, enfatizando a inovação da Vert Hotéis frente à concorrência", diz ela. Mas não é só marketing: a função de Rebeca será de fato otimizar processos de atendimento, dando aos funcionários humanos do hotel tempo e foco para se dedicar a tarefas mais nobres para a boa experiência do hóspede no local.

Programada para circular com autonomia pelo lobby do hotel, Rebeca tem sensores de toque, presença e movimento que permitem a ela desviar de obstáculos. Além de ser capaz de interpretar voz e fala, a robô realiza outras formas de interlocução, utilizando sua tela para pesquisar como as pessoas se sentem durante a estadia.

Fundada em São Paulo pelo empreendedor André Araújo, que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de Robótica e Automação, a XRobô é uma startup brasileira especializada no desenvolvimento de aplicações para robôs de serviços, sendo responsável tanto pelo fornecimento da robô Rebeca Berrini como pela criação customizada do software que `dá vida` à nova integrante da equipe de atendimento aos hóspedes do Ramada Encore.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/webinside/07/11/2018/sao-paulo-ganha-1o-hotel-do-brasil-a-ter-robo-interagindo-com-hospedes/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial