Como utilizar a tecnologia de big data para barrar fraudes no e-commerce?

0

Vivemos em uma era em que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das empresas. A cada dia é gerado um volume significativo de dados que podem ser captados, analisados e transformados em insights estratégicos por áreas de marketing, publicidade, mídias sociais, vendas, dentre outras. Trata-se do Big Data, um dos termos mais "quentes" do momento.

Muitas das principais empresas do planeta, especialmente no setor de comércio eletrônico, estão adotando o Big Data com o objetivo de agrupar informações dos consumidores e aproveitar estes dados de uma maneira eficiente. O objetivo geralmente é o mesmo: gerar mais vendas e fidelizar os clientes, com ações estratégicas direcionadas ao público-alvo.

No entanto, o Big Data pode ajudar empreendedores e lojistas em uma função ainda pouco debatida, especialmente no Brasil: detectar compras fraudulentas. Atualmente, estima-se que 3,8% das transações feitas on-line no País sejam de origem criminosa (1 a cada 26 pedidos), feitas por estelionatários utilizando cartões de crédito clonados. Estas vendas, se não barradas a tempo, poderão gerar um enorme prejuízo ao estabelecimento.

Durante muito tempo a análise de fraude na internet foi feita a partir da validação de informações cadastrais do cliente que realizava a compra. Se nome, CPF e endereço de entrega estavam corretos, inferia-se que a pessoa que fez o pedido era de fato a portadora daquele cartão de crédito. Mas muitos anos se passaram desde então: a internet evoluiu, o consumidor evoluiu e a fraude evoluiu ainda mais. E este método, por si só, se tornou obsoleto.

Nos dias de hoje, há milhares de dados que podem auxiliar na análise de risco na internet, como, por exemplo, o tempo de navegação do comprador até o fechamento da compra, a frequência de compra do cliente, a última vez em que aquele cartão de crédito foi usado no e-commerce, o tipo de produto adquirido, o endereço de entrega, os dispositivos usados por aquela pessoa – dentre muitos outros.

Essas são algumas das variáveis que podem ser avaliadas por meio do Big Data. Os algoritmos do sistema são capazes de receber, processar e analisar milhões de dados em uma fração de segundo, ao mesmo tempo em que aprende com estas informações e gera cada vez mais insights.

As respostas das análises de risco são dadas em tempo real, com um nível bastante elevado de precisão – o que reduz o número de compras derivadas para um agente de revisão manual e alivia a operação de toda a loja. São menos transações fraudulentas sendo aprovadas e menos tempo para o bom cliente ficar esperando pela entrega da mercadoria ou serviço que adquiriu.

O Big Data é um dos termos mais debatidos na atualidade e pode ser um aliado fundamental para os estabelecimentos on-line no aumento das vendas e na fidelização do cliente. No entanto, é comprovado como esta tecnologia pode ser de bastante utilidade também no combate à fraude, garantindo mais eficiência operacional e mais lucratividade ao negócio.

Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.