Plusoft lança Assistente Virtual Inteligente para Facebook Messenger

1

A Plusoft acaba de lançar a funcionalidade de chats virtualizados (chatbots) no Facebook por meio de seu Assistente Virtual Inteligente (AVI). A solução permite usar o Messenger para enviar respostas customizadas para cada perfil de usuário, fazer transações e estabelecer conversas em linguagem natural (como uma pessoa faria). O recurso de chatbots foi ativado recentemente pelo Facebook no Messenger, com a liberação de uma API (Application Programming Interface).

O AVI é uma plataforma de chat robotizado projetada para interagir com clientes por meio de um avatar. Desenvolvida pela Virtual Interactions, empresa do Grupo Plusoft, a ferramenta é capaz de atender o consumidor sem a necessidade de um agente humano de relacionamento. "Essa nova funcionalidade se conecta com os sistemas legados de nossos clientes e analisa dados das redes sociais para dar respostas exclusivas para cada pessoa. É uma evolução do chatbot tradicional, que normalmente fornece informações padronizadas para algo muito direcionado", explica Marildo Matta, CEO da Virtual Interactions.

A solução pode ser implementada tanto em mídias sociais, como o Facebook, quanto em sites e aplicativos para resolver problemas e efetuar transações a partir de conversas com o cliente. Com o novo recurso, as companhias conseguem atender demandas como alterar o vencimento de uma fatura, cancelar um serviço e até fazer uma compra de forma independente. "A ferramenta permite que as empresas façam uma venda completa, por exemplo, sem envolver nenhum funcionário. Outra vantagem é que ela fica disponível 24h. Oferecer um canal de atendimento sempre que o cliente precisa é um sinal de  respeito ao consumidor", reforça Matta.

O chat virtualizado da Plusoft constrói sua inteligência artificial por meio da programação de respostas comuns, chamadas de "cérebros prontos", combinadas com o levantamento de informações específicas de cada negócio. Com a nova funcionalidade do AVI conectada a um banco de dados, as respostas passam a considerar variáveis como sexo e idade de quem está conversando com a ferramenta, além de analisar interações anteriores e ser capaz de diferenciar emoções de acordo com palavras, pontuações e "emoticons" usados. "A combinação de tudo isso permite que a tecnologia estabeleça uma conversa humanizada e que esteja pronta para responder perguntas complexas do usuário", diz o CEO da Virtual Interactions.

Segundo o executivo, o uso dos chatbots começa a ganhar cada vez mais força nas redes sociais e está despertando o interesse de muitas empresas. A maioria das soluções disponíveis parece mais uma ferramenta de busca do que uma troca de mensagens entre duas pessoas. Estamos dando esse passo à frente para atender também a uma demanda dos próprios consumidores", avalia Matta. De acordo com o executivo, a procura pela nova funcionalidade da solução deve crescer significantemente em 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.