Planejamento e Marketing Digital ajudam no sucesso de um e-commerce

0

O e-commerce brasileiro é hoje um dos setores de maior crescimento do país, com taxas médias de 20% nos últimos anos, o que está atraindo cada vez mais investidores. Por outro lado, também é crescente o número de empresas que vêm fechando antes de completarem três anos. De acordo com o Sebrae, isso acontece com 27% delas.  Entre os principais motivos estão a falta de clientes (29%), falta de capital (21%) e a falta de planejamento (11%). Ou seja, lucrar com a internet não é tão simples quanto parece.

Por esta razão é fundamental o planejamento. Um bom plano de negócio poderia salvar parte destas falências, mas a facilidade de entrada deste segmento e o imediatismo fazem com que empresários pulem esta importante etapa e iniciem, no escuro, suas jornadas. Além disso, a velocidade com que a internet nos impõe mudanças é um grande risco para os empreendedores este planejamento também deverá ser revisado de tempos em tempos.

Plano de negócios

Com a escolha do segmento de atuação, é preciso mapear algumas características do mercado que servirão para moldar a ideia inicial do negócio.

-Qual é o tamanho deste mercado no Brasil? (Volume de faturamento e Número de consumidores)

-Qual é a parcela das vendas que atualmente ocorre pela internet?

-Quem é o consumidor-alvo? Em que países ou estados ele está concentrado? Quais são seus hábitos e como a internet faz parte da sua vida? Este cliente tem o hábito de comprar pela internet?

-Quem são os principais concorrentes? Eles também já têm operações de vendas pela internet? Quais são seus diferenciais?

-Quem são os principais fornecedores?

-Há regulamentação para o setor? Quais regras devem ser seguidas para a venda destes produtos?

-Como é a logística de entrega?

Após esse primeiro passo, vem a necessidade de mapeamento das características da empresa, como o modelo de operação e, principalmente, os custos. No que se refere a custos, é fundamental considerar o fluxo necessário para fomentar o ciclo operacional.  Em um e-commerce são os investimentos em Marketing que garantem o fluxo de clientes em sua loja diariamente e, em geral, são os maiores montantes. Além disso, em segmentos muito competitivos estes valores tendem a crescer ano após ano.

A mídia online, por exemplo, tem uma inflação direta relacionada ao modelo de compra de mídia CPC (custo por clique), como o caso dos links patrocinados do Google. Nestes casos, quanto maior o número de competidores, maior tende a ser o custo do clique.  É também crucial a definição de objetivos e metas. As metas precisam ser parciais, definidas por anos, meses e até semanas e devem respeitar a sazonalidade natural do mercado e de ações especiais que se pretenda realizar, como promoções.

As metas ajudam a definição de todos os demais índices, como o estoque, por exemplo. O acompanhamento diário das métricas de vendas será a bússola para os investimentos de Marketing. A mensuração dos resultados é o caminho obrigatório para a avaliação correta do retorno efetivo das ações de Marketing Digital e, de forma geral, dos investimentos das empresas. Dois pontos são fundamentais para a mensuração: o entendimento do nível em que se está e para onde se pode caminhar.

  • No âmbito da internet, a mensuração de resultados é amplamente beneficiada pela existência de ferramentas que auditam as audiências dos sites e registram, através de marcações denominadas tags ou cookies, a navegação do usuário
  • Portanto, a configuração de uma ferramenta web analytics, como o Google Analytics, é obrigatória para marcas que têm objetivos de negócios diretamente vinculados à internet. Através destas ferramentas é possível configurar a leitura das métricas que se deseja avaliar
  • Para websites e-commerce ou operações que têm negócios centralizados na internet, o foco estratégico é a mensuração dos resultados dos investimentos em publicidade online
  • A mudança de comportamento do usuário (e potencial cliente) deve ser analisada para que a tomada de decisão dos gestores de marketing seja embasada por dados e, desta forma, maximize os resultados. Estas métricas devem ser cruzadas com os objetivos de negócio e cada uma delas fornece uma informação importante para tomada de decisão

O Marketing Digital é essencial para:

  • Gerar estímulo, despertar o interesse do usuário para seu produto, marca ou serviço. Em geral, as ações de Marketing Digital destinam-se para o alcance e performance de mídia, para impactar o maior número de pessoas possível pertencentes ao público-alvo
  • Gerar experiências dos usuários com as marcas para o engajamento a favor de uma futura conversão

Depois de alcançados o objetivo de gerar a intenção do usuário por sua marca, produto ou serviço, a próxima  finalidade do serviço será transformar esta intenção em compra. E por último, aparece a etapa final do funil de compra. Nesta fase, a conversão ocorre e o objetivo aqui será analisar a rentabilidade da operação através de métricas financeiras. As principais métricas para essa mensuração são:

  • CPA (Custo por Aquisição): é o valor médio do custo de cada conversão, obtido a partir da divisão do total de investimentos realizados pelo número total de conversões ocorridas. Por exemplo: Em um período houve um investimento de mídia de R$ 100.000,00 e 400 conversões, o CPA será de R$ 250,00. Em geral, esta é a métrica-chave de um planejamento de Marketing Digital para e-commerce, pois ilustra o ticket médio alvo para que a operação seja financeiramente viável, ou seja, gere lucro.
  • ROI (Return on Investment): Em português é também chamada de Taxa de Retorno. Trata-se da relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido e é representada por um número absoluto. No contexto do e-commerce, pode ser analisado através da divisão do lucro líquido (ou bruto) pelo total de investimentos.

Roberta Garrafa, diretora de Contas e Novos Negócios da iProspect Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.