Estudo do Ibope faz analogia entre redes sociais e corpo humano

    0

    O Ibope apresentou no Festival of Media LatAm 2012, em Miami (EUA), o estudo Anatomia Social, em que demonstra como novas tecnologias e mídias sociais têm modificado a forma como as pessoas se relacionam entre si e com o meio em que vivem.

    "Se fizermos uma analogia do corpo e das mídias sociais, veremos que o digital já faz parte do DNA dos internautas. O ser humano sempre se comunicou, mas agora temos novas ferramentas que atuam como facilitadores da interação social", diz Juliana Sawaia, gerente de Learning & Insights do IBOPE Media e autora do estudo.

    Segundo a especialista, a analogia do corpo e das mídias pode ser feita a partir da cabeça, já que a maioria dos internautas tem o hábito de acessar as redes regularmente e, para 30% dos usuários das redes, a ideia de viver sem elas é inimaginável.

    Em contrapartida, a busca incessante por informação que vivemos hoje em dia pode ser comparada ao movimento dos olhos, uma vez que tudo o que se vê acaba sendo compartilhado e comentado nesse ambiente. As redes sociais estimulam o consumo de informação e de outras mídias.

    A boca é outro órgão de destaque nas redes, pois o que as pessoas dizem ou comentam tem forte influência na sua rede de contatos. Ao menos 80% dos usuários latino-americanos acreditam que suas opiniões compartilhadas são capazes de influenciar a de outras pessoas e 75% afirmam levar em conta os comentários dos amigos para decidir sobre a compra de produtos.

    "O boca-a-boca nunca teve tanto poder de influência na jornada de decisão do consumidor como na era em que estamos vivendo", menciona Juliana.

    Os dedos representariam a necessidade que as pessoas têm de interagir com os meios e adequar a programação às suas expectativas. Afinal, a tendência é que cada vez mais a tecnologia possa ser acionada com um simples toque.

    Atualmente, 43% das pessoas com acesso domiciliar a internet consomem simultaneamente internet e televisão e 29% delas escrevem comentários nas redes enquanto assistem à TV.

    Já a mobilidade pode ser comparada ao movimento das pernas. Hoje, 38% dos usuários das redes sociais latino-americanos têm internet no celular. E apesar deles dedicarem muito tempo às redes, 79% demonstram ter uma vida social ativa, ou seja, saem para beber com os amigos, comem fora e realizam outras atividades em grupo habitualmente.

    Em contrapartida, a ansiedade causada pelo volume de informação e necessidade de aceitação pode ser refletida em uma analogia com o estômago.

    Segundo pesquisas do IBOPE Media, 24% dos usuários das redes sociais afirmam que ficam tristes ao ler posts e observar fotos de festas ou situações das quais não participaram.

    Por outro lado, 54% ficam felizes quando amigos comentam ou curtem suas fotos e posts. "A sensação de estar "perdendo" algo e a necessidade de aceitação são recorrentes entre os usuários de redes sociais", complementa Juliana.

    De acordo com a pesquisadora, o coração dos usuários de redes sociais está aberto para as marcas. Mais de 70% dos usuários de Facebook e Twitter afirmam curtir ou seguir alguma marca. Os principais motivadores para essa ação não estão relacionados diretamente à benefícios tangíveis.

    Cerca de 60% deles estão buscando ações específicas, querem ser os primeiros a saber das novidades ou seguem a marca simplesmente porque são clientes. Segundo a pesquisadora, a maioria está em busca de interação e querem de alguma forma fazer parte da vida das marcas.

    De acordo com o IBOPE Media, hoje, 71% dos internautas residentes nas principais regiões metropolitanas do País estão no Facebook, Orkut e/ou Twitter.

    (notícia extraída do site do Ibope)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.