Marcas devem aproveitar tráfego de referência entre redes sociais, dizem especialistas

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    O tráfego de referência — conceito usado para descrever o acesso a um endereço na web a partir de links diretos publicados em outras páginas na rede mundial — não é uma medida tradicional de sucesso para um site. Mas no ambiente das mídias sociais os profissionais de marketing devem atentar para a crescente interconectividade entre as grandes redes, como Facebook e Twitter, e aquelas menores, conhecidas como de "segundo nível", como Pinterest e Meebo.

    A observação é dos especialistas da empresa de pesquisa e consultoria eMarketer. Eles aconselham os  profissionais de marketing a testar o funcionamento de suas marcas em estratégia que leve em conta a crescente interconexão no ecossistema de mídias sociais.

    De acordo com a eMarketer, sites como o Tumblr, Meebo e Pinterest não estão apenas crescendo em número de usuários e gerando tráfego de referência para redes sociais maiores e outros endereços. Eles também estão ganhando espectadores de volta.

    A consultoria cita pesquisa da Compete, realizada nos Estados Unidos em novembro de 2011, período de feriados importantes para o varejo. Os números revelam que o  tráfego de referência gerado pelo Meebo para o Facebook cresceu 314,48% em novembro em comparação com o mês anterior.  No Pinterest, essa mesma taxa subiu para 57,22%.

    O oposto também foi observado, com grandes sites de redes sociais gerando tráfego de referência para os de segundo nível. Segundo a Compete, a participação do tráfego para o Tumblr a partir do Twitter aumentou 817,78% de outubro a novembro de 2011. Da mesma forma, a participação do tráfego derivado do Twitter cresceu 262,05% no Meebo, 48,61% no Pinterest e 40,80% no Instagram.

    Na avaliação dos especialistas, isso demonstra que os consumidores que experimentam esses sites menores mantém a necessidade de compartilhar o conteúdo das grandes redes e apontá-los de volta para Pinterest, Tumblr e outros.

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