Marketing digital e inbound Marketing: processo evolutivo?

0

O Google tornou-se uma ferramenta de pesquisa extremamente popular e eficiente, isso não é nenhuma novidade. Fato é que essa ascensão e relevância bombástica fizeram com que as empresas deixassem de encarar o site como um "luxo desnecessário" e o enxergassem como um aliado para aumentar EXPONENCIALMENTE suas vendas. Então, no embalo do Google, vieram os blogs e portais, o e-mail marketing e as redes sociais, ao mesmo tempo que as pessoas começaram a passar muito mais tempo online do que antes. Foi assim que surgiu o conceito de marketing digital. 

Entretanto, campanhas digitais, com o simples propósito de trazer maior visibilidade para sua marca, pode não trazer o retorno esperado pra sua empresa, ou seja, não possui uma visão holística e mais estratégica sobre o negócio. Como, então, agregar maior valor a este processo? Utilizando uma ideia nova do mercado: o inbound marketing. 

A melhor maneira de entender este novo conceito é separando toda e qualquer iniciativa de marketing em apenas duas opções: as inbound e as outbound. 

No inbound marketing, a "oferta puxa demanda", ou seja, as ações são feitas para atrair as pessoas e ajudá-las em seus processos de compra através de informações relevantes, tendo a empresa, como objetivo primário atingir o volume de vendas necessário e qualificado. 

Já o outbound marketing segue o conceito "oferta empurrada na demanda". O objetivo também é estimular as vendas, porém a todo e qualquer custo, o que leva as empresas a fazerem ações pouco objetivas, com altas taxas de desperdício e que incomodam seus potenciais clientes. 

Como diferenciar um do outro? Tomei a liberdade de listar algumas diferenças básicas: 

1. O marketing digital é um conjunto de táticas, o inbound marketing é uma estratégia;

2. Os objetivos do marketing digital são do interesse do departamento de marketing, os do inbound marketing dizem respeito à gestão da empresa;

3. As metas do marketing digital estão relacionadas à posicionamento no Google, acessos e visualizações do site etc, ao passo que os de inbound marketing estão diretamente ligadas à negócios, em resumo, leads e vendas;

4. O marketing digital pode ser um dos muitos tentáculos de uma estratégia de marketing abrangente, que envolve outras frentes (anúncios, telemarketing, eventos etc). O inbound marketing é uma estratégia única e, por si só, suficiente;

5. O marketing digital entende cientificamente sobre site, Google etc – o inbound marketing, além de dominar essas táticas, entende sobre o negócio da empresa;

6. É possível fazer outbound marketing dentro do marketing digital (publicidade indesejada, SPAM e afins), ao passo que no inbound, o outbound não se mistura, pois são contrários. 

O objetivo não é desqualificar o marketing digital, pelo contrário – foi justamente a evolução do digital que possibilitou o surgimento do inbound marketing. Os meios utilizados pelo marketing digital são ótimos, pois são acessíveis, escaláveis e mensuráveis, o que permite estratégias muito mais racionais. 

Entendemos então que o marketing digital é um meio para se trabalhar o inbound marketing, que, por sua vez, é uma estratégia mais completa e que usa, além desses meios tradicionais, táticas de atração e engajamento, combinadas com conteúdos de valor, para cumprir seus objetivos. 

Sendo assim, o inbound marketing é uma evolução do marketing digital? Eu não colocaria dessa forma – acredito que eles possuem aplicações diferentes, sendo o inbound a melhor maneira de uma empresa de oferta complexa, ou empresas que atuam no B2B, para se fazer marketing. 

E você, qual estratégia utiliza, na sua empresa? Compartilhe conosco. 

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:"Times New Roman";
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Ricardo Corrêa, CEO e fundador da Siteina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.