Segmentação de conteúdo: nova tendência para portais

0

Atingir com sucesso um público-alvo na internet e ganhar sua atenção ainda é um desafio para as empresas em todo o mundo. A necessidade de entregar uma mensagem significativa e segmentada para cada usuário deu origem a um novo conceito de marketing: o content targeting. Para isso, é preciso saber quem são, o que fazem, do que precisam e o que procuram os usuários de internet. Mostrar a essas pessoas o conteúdo adequado e na hora certa tem sido a aposta de algumas empresas na Web.

No e-commerce, essa prática de oferecer o que o usuário realmente quer comprar (ou produtos similares) foi adotada por grandes players e responsável pelo aumento de conversões e ticket médio. Por que não usar a mesma lógica em outros sites? A maioria dos portais ainda é construída como jornais antigos, onde as manchetes são definidas de forma aleatória, sem entender o comportamento do usuário e entregando informações irrelevantes. Algumas tecnologias desenvolvidas para portais já permitem segmentar o público e conteúdos específicos para usuários diferentes, além de criar campanhas para direcionar conteúdo. Com essas ferramentas, é possível também acompanhar as ações do usuário e gerar relatórios que fornecem informações sobre a eficácia das campanhas. Alguém que entra no site pela primeira vez, por exemplo, terá informações básicas e gerais. Dependendo dos cliques do usuário, na próxima vez que acessar o portal, o sistema reconhece a persona e seu comportamento e exibe páginas diferentes, com conteúdo, proposta, imagens e links personalizados.

Imagine um portal de uma seguradora, por exemplo. Existem alguns consumidores do serviço bem definidos: quem vai usar o seguro, corretores e prestadores de serviço. Além disso, ainda existem os seguros pessoais e empresariais. Apresentar o mesmo site para necessidades completamente diferentes pode ser a causa do abandono do site pelo usuário que demorou para encontrar o que queria, ou pior ainda, não encontrou.

Essa personalização da experiência é desejada por empresas de diferentes segmentos e começa a ser pré-requisito para estratégias de marketing digital. Se uma marca é capaz de entregar o conteúdo que interessa ao seu público, conseguirá mais atenção. Uma boa experiência do usuário se tornou essencial para todos os tipos de portais e segmentos de negócio porque é capaz de mudar a forma como os visitantes pensam a respeito da empresa ou produto e pode ser a diferença entre uma conversão ou não. Com uma realidade de mercado altamente competitiva, oferecer conteúdos e serviços apropriados e relevantes para as necessidades do cliente está passando de tendência para uma prática indispensável.

Fernando Areias, diretor geral da Liferay para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.