Novo Censo Digital da ABRADi vai mapear a participação das mulheres no setor de comunicação digital

1

A Associação Brasileira dos Agente Digitais (ABRADi) está coletando dados para a sexta edição do Censo Digital, com o objetivo de atualizar o panorama do setor de comunicação digital no País.

Se em 2014 a novidade foi aferir o grau de internacionalização das empresas brasileiras de serviços digitais, este ano a ABRADi quer levantar a participação feminina no setor.

Estima-se que o percentual de mulheres empreendedoras neste mercado no Brasil ainda é muito baixo. Nos Estados Unidos, estima-se que sejam 33%. Na Europa, 19%. Há um movimento mundial para empoderamento de mulheres nas empresas. A União Europeia realiza, em outubro, um encontro no qual lançará um manifesto de incentivo às mulheres empresárias. Organizações voltadas para as necessidades femininas no setor pipocam: "WeHubs", na Europa, "Code Like a Girl", na Austrália, e "Young Women in Digital", nos EUA.

"Negócios com liderança equilibrada entre mulheres e homens são mais produtivos e fortalecem a economia. Inicialmente vamos mapear a participação feminina e depois vamos incentivar o aumento de mulheres nas empresas digitais", diz Anderson de Andrade, presidente da ABRADi.

O Censo Digital mede a dinâmica do mercado, a partir da projeção de dados sobre o faturamento, as áreas de atuação, número e gênero de funcionários, o perfil de exportação, os principais produtos vendidos ao exterior e os maiores países compradores. As edições anteriores mostraram crescimento expressivo do setor, de mais de 20% ao ano, mesmo diante da desaceleração da economia.

A nova edição do Censo manterá o levantamento do grau de internacionalização do setor, com o objetivo de criar uma plataforma de exportação de serviços digitais. Os dados de 2014 mostraram que 3 em cada 10 empresas da área já tiveram alguma experiência de exportação.

Ferramenta importante para o planejamento estratégico das empresas do setor, o Censo Digital é feito a partir de questionário online. Qualquer agente digital do País pode participar, associado ou não à ABRADi.

Quanto mais agentes digitais participarem do levantamento, mais precisos serão os resultados. Interessados podem acessar o formulário pelo site da ABRADi . O prazo máximo é 27 de novembro.

O Censo Digital é organizado pela consultoria de pesquisa Manzione Associados e apoio técnico do Cetic/NIC.br, órgão responsável pela produção de indicadores e estatísticas oficiais do setor de Internet no país, o que vai permitir o cruzamento dos dados dos questionários com informações oficiais.

A Associação Brasileira dos Agentes Digitais é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que defende os interesses das empresas desenvolvedoras de serviços digitais no Brasil. A entidade reúne cerca de 700 empresas em 14 regionais e 13 Estados (SP, RJ, MG, RS, BA, PR, SC, DF, PE, GO, RN, ES, PB e interior de SP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.