Cinco dicas para aumentar a credibilidade e o faturamento da loja no Black Friday

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A Black Friday Brasileira, que neste ano acontece em 28 de novembro, já se tornou o maior evento do e-commerce nacional. Em 2013, bateu o recorde de todas as edições anteriores, movimentando R$ 770 milhões. Foi responsável por um crescimento nominal de 217% na comparação com o ano anterior. A previsão de R$ 390 milhões foi ultrapassada logo nas primeiras horas.

Se você tem uma loja virtual e se pergunta como participar desse lucro, veja cinco dicas que ajudarão a obter um faturamento expressivo na data e renovar o estoque para as vendas de Natal. Veja:

1- Evite a maquiagem de preços. A Black Friday é um dia especial por conta de seus descontos. Não é um dia para praticar o oportunismo. Milhares de lojas nacionais elevam consideravelmente seus preços dias antes do evento para poderem baixá-los no dia. É o famoso "O dobro pela metade do preço". O consumidor já aprendeu esse truque, e tende a desprezar essas lojas. Fuja dessa prática e mantenha a credibilidade da sua loja.

2- Identifique os horários de pico do seu nicho de atuação. De acordo com o Busca Descontos, organizador do evento desde sua primeira edição, o horário de maior audiência é logo nas duas primeiras horas da promoção, entre 0h e 2h. Outro horário que pode apresentar congestionamento de acessos é por volta do almoço, entre 12h e 14h. Prepare sua infraestrutura para suportar esses picos e não deixe que sua loja apresente instabilidade. Lembre-se: Se o cliente não conseguir acessar sua loja para efetuar a compra ele encontrará uma em que consiga.

3- Acompanhe de perto os preços da concorrência. Existem dezenas de ferramentas que podem auxiliar nessa tarefa. Certamente o concorrente que apresentar a maior vantagem vencerá essa disputa. Milhares de clientes já utilizam ferramentas como o "Baixou agora" ou o "Buscapé" para comparar preços e acompanhar esses números, e um bom posicionamento nesses sistemas impulsionam a loja ao sucesso.

4- Reserve uma verba para investimento de mídia. É essencial que a sua marca prepare uma divulgação um pouco mais agressiva no período que antecede a data. Faça uso da expectativa do consumidor e comunique que seus descontos serão imbatíveis. Estabeleça um clima de curiosidade e prepare boas ofertas. Jamais frustre a expectativa de um cliente, surpreenda-o e ele será fiel a sua marca.

5- Conheça o código de ética da Black Friday. Seguir à risca as regras do código da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico é requisito para obter o selo "Black Friday Legal 2014". Os lojistas interessados devem passar por inspeção da entidade, que verifica irregularidades na empresa, incluindo validade do CNPJ, telefones e endereço. Quem for aprovado recebe o selo que representa alto índice de confiança para a loja.

André Ferracini, diretor de Marketing da 00K.

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