Uma nuvem para cada um de nós

0

A velocidade com que novas tecnologias e metodologias surgem na computação só não é mais alta do que a rapidez com que algumas desaparecem. De tempos em tempos, porém, uma inovação vence algumas barreiras para "mudar o jogo" completamente. A última delas foi a adoção em massa do cloud computing – a famosa nuvem –, que, como a conhecemos hoje, pode ser usada para fins diversos, sejam pessoais ou profissionais.

Antes de defender suas utilidades, vale a pena dizer que não existe nenhuma solução totalmente segura e confiável. Grande parte dos serviços em cloud usados para armazenar e compartilhar documentos, fotos, vídeos e senhas, como Dropbox e Evernote, já sofreram ataques que expuseram dados sensíveis sobre seus usuários. Outro fator que se deve ter em mente é a resistência dos serviços contra desastres naturais. Não existe proteção capaz de resistir a um forte terremoto, tsunami ou incêndio.

Atualmente, alguns destes serviços realizam a duplicação de dados em espaços físicos distantes para minimizar o impacto caso o pior aconteça. Mas tudo o que estiver cuidadosamente gravado em um disco externo, DVD ou flashdrive, também está suscetível às mesmas falhas de segurança e corrupção de informações citadas anteriormente. A grande diferença é que os serviços baseados na nuvem dispõem de profissionais que tomam conta dos dados apoiados pela mais alta tecnologia disponível.

Existem serviços de armazenamento para todo tipo de arquivo, não importa o formato. O céu – mais precisamente, a nuvem – é o limite quando falamos de provedores deste tipo. A disponibilidade dos arquivos também é um diferencial, já que os dados passam a ser acessíveis por qualquer dispositivo conectado à Internet.

Para um usuário comum, agora é possível começar a se beneficiar com a nuvem sem gastar nada. A maioria das ferramentas disponibiliza um espaço gratuitamente, que varia: Dropbox, OneDrive, Copy e Mega oferecem desde 2GB até 50GB de graça, enquanto o Flickr (que armazena fotos e imagens) permite 1 Terabyte de fotos por usuário sem cobrar um centavo.

Existem também soluções voltadas à empresas, como a Amazon Web Services e o Box. Essas são bem mais robustas e podem ser mais custosas. A verdade é que, sabendo a real necessidade e o serviço provedor que melhor atende os objetivos do usuário, a nuvem só tem a trazer benefícios em curto, médio e longo prazo.

Marcello Lins, desenvolvedor na BigData Corp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.