Comunicação de marcas com consumidor nas mídias sociais é ineficiente, diz estudo

    0

    As marcas que utilizam as redes sociais como canal de relacionamento estratégico com o consumidor ainda não o fizeram de forma totalmente eficiente. Esta é a principal conclusão de pesquisa realizada pela Hi-Mídia, da holding digital do Grupo RBS, e pela M.Sense, especializada em estudos sobre o mercado digital.

    "As marcas ainda precisam aprender como se comportar na abordagem com o cliente", diz Bruno Maletta, sócio da M.Sense.

    Entre os meses de abril e maio deste ano, os pesquisadores ouviram 716 pessoas em todo pais sobre seu grau de interação e a expectativa em relação a marcas presentes nas redes sociais ou que utilizam o e-mail marketing como forma de comunicação.

    Entre outros achados, o levantamento constatou que 76% dos usuários preferem curtir, seguir e se relacionar com marcas com as quais consigam interagir de alguma forma.

    Tentar contato por meio das redes sociais e não obter resposta é considerada falha maior do que ter um problema com a marca para 87% dos respondentes.

    Para 65% dos internautas, a utilidade em acompanhar uma marca nas redes sociais está na relevância do conteúdo postado. Já 61% deles acreditam que promoções e ofertas também agregam valor.

    Informações relacionadas com novidades, eventos e acontecimentos, entre outras, é o conteúdo mais requisitado por 96% dos usuários do Facebook e 89% dos usuários do Twitter. Em segundo lugar no Facebook vem o conteúdo educativo (63%), e no Twitter,  conteúdo publicitário (68%).

    Apenas 40% dos entrevistados curtem alguma marca, produto ou empresa nas redes sociais (uma média de 7 empresas seguidas por internauta). No Twitter, o percentual sobe para 50%, sendo que a maior parte tem como objetivo receber descontos e promoções.

    Para 79% dos usuários do Facebook e 71% do Twitter, descontos e promoções são os maiores motivadores para seguir, curtir ou se cadastrar em sites de marcas.

    O principal fator que inibe usuários do Facebook (52%) e do  Twitter (36%) de curtir ou seguir uma marca é o receio de receber uma grande quantidade de mensagens publicitárias.

    Uma experiência ruim com os produtos ou serviços levaria 56% dos entrevistados a deixar de curtir uma marca no Facebook e 60% não a seguiriam mais no Twitter.

    Os usuários do Facebook gostariam de receber cerca de três posts por dia, o que significaria para eles marca presente, mas não irritante. A quantidade de três tweets também foi apontada como ideal no Twitter.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.