Inovação – novas formas para executar antigos processos e sair do discurso

0

A inovação tornou-se algo imperativo nos dias atuais. As pessoas estão cada vez mais interessadas em novos gadgets como apps, smartphones, câmeras, impressoras 3D, entre outros. A maioria afirma ser inovadora e que a empresa onde trabalha também. Mas, será que as organizações e os profissionais apresentam de fato este espírito inovador? Colocam em prática aquilo que está tão presente nos discursos? Não adianta apenas pensar e falar sobre, é preciso ir além.

Definir o que é a inovação não é fácil e algumas vezes chega a ser confundida com estratégia. É comum atribuir a ideia a grandes mudanças, mas esta característica pode estar presente, também, nos pequenos processos. Aliás, alternativas encontradas para mudar procedimentos menores podem ter impacto muito mais significativo em nosso dia a dia e, porque não, nos negócios. Inovar é, antes de mais nada, encontrar novas formas de executar antigas tarefas. Porém, é importante lembrar que um processo inovador pode ser interessante e necessário para uma empresa e, para outra, não fazer nenhum sentido.

O conceito de wearable devices, por exemplo, é recente e ainda não sabemos quais serão os seus impactos no mercado. Por enquanto, o maior desafio é ultrapassar esta onda de novidade e tornar os dispositivos vestíveis indispensáveis em nosso cotidiano. Acompanhamos o lançamento do Google Glass e ficamos eufóricos com as possibilidades, mas ainda não é considerado um wearable imprescindível e existem poucos apps realmente focados nos vestíveis.

Mesmo assim, o Gartner já prevê que os wearable gadgets impulsionarão 50% de todas as interações de aplicativos em 2017. A Intel apresentou recentemente a sua nova geração de chips voltados para este tipo de dispositivo, com o tamanho de um botão. Isso significa que o típico usuário mobile compartilhará informações com diversos aplicativos e serviços todos os dias, com aplicações conectadas à Internet e gadgets vestíveis. O número antecipa um movimento inovador expressivo.

Em relação às empresas, o que se vê ainda é bastante divergente do discurso. As organizações são avaliadas por seus resultados concretos a cada período que levam em consideração o atual modelo de negócios de cada uma delas, não os negócios futuros.

Iniciativas inovadoras são engavetadas todo tempo justamente porque os líderes são obrigados a focarem no agora, no imediatismo do presente, amarrados aos resultados financeiros do trimestre. Quando o assunto é inovar, a maioria das empresas prefere investir em projetos com pouca probabilidade de erros. A inovação não está enraizada na maioria das empresas brasileiras e, de fato, está longe de ser uma prioridade.

O Vale do Silício é exemplo sobre como a inovação, se combinada às máximas de empreendedorismo e à tecnologia, pode dar certo. Esta região dos EUA foi berço de grandes projetos e serviu de inspiração para diferentes mercados globais. No Brasil, existem também inciativas de sucesso como o Porto Digital em Pernambuco, o Polo Tecnológico São José dos Campos em São Paulo, o Tecnopuc e o Tecnosinos no Rio Grande do Sul e o Celta em Santa Catarina. As regiões foram inseridas no cenário da inovação por seu empreendedorismo.

Outro exemplo positivo é a Lei do Bem que estimula o fomento em inovação por parte do setor privado para potencializar os resultados de P&D (Projetos e Desenvolvimento). De acordo com a FINEP, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o crédito para projetos de inovação aumentou dez vezes em quatro anos. Se em 2011 foram destinados R$ 1,1 bilhão para essa finalidade, a projeção para 2014 é de que a cifra tenha alcançado R$ 10 bilhões.

As medidas inovadoras adotadas pelas companhias brasileiras ainda são discretas e muito focadas no aumento de produtividade, diminuição de custos e a redução de desperdícios. Claro que esses três pilares impulsionam a competitividade saudável do mercado, mas vale lembrar que a inovação não deve estar sempre atrelada ao objetivo final e sim ao caminho para fazer prosperar processos e negócios. É preciso ter um olhar atento a este conceito para diferenciar-se no meio de tantas empresas. Quanto mais inovadora a empresa, maiores as possibilidades de obter sucesso nos negócios.

Nei Tremarin, CMO (Chief Marketing Officer) do Mercado Eletrônico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.