Mobile marketing: nova ferramenta para dialogar com consumidores

0

Estamos em um momento de crescimento do mercado mobile no Brasil. O mais recente relatório divulgado pela Anatel mostra que já são mais de 264 milhões de acessos à telefonia móvel – um número crescente e que movimenta o mercado de aparelhos e planos, impulsionando, também, setores que circundam esse negócio, como é o caso da marketing mobile.

Embora seja algo novo por aqui, já podemos falar sobre a aceitação do público brasileiro. Segundo dados do Our Mobile Planet, os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso e o Distrito Federal já possuem um número de celulares maior que o número de habitantes.

Há estudos, como da eMarketer, que mostram estão sendo investidos no País mais de US$ 41 milhões com publicidade móvel. A prova de que isso funciona está na efetividade das ações e nos resultados, claro.

Mas afinal, o que leva as agências de publicidade e de marketing a investirem em campanhas de mobile marketing? Razões não faltam para apostar nesse modalidade de comunicação empresarial, ainda em busca de crescimento do serviço no País.

A segmentação no mundo mobile é uma realidade e potencializa os resultados dos anunciantes. Atualmente é possível impactar o consumidor de acordo com o perfil de consumo nas diversas plataformas móveis, seja desde o consumidor que possui um smartphone que acaba de ser lançado até um "feature phone" – celulares que não são smartphones, porém possuem diversas funções.

Utilizando a inteligência mobile sabemos quem são os consumidores, o que acessam e onde estão. Desta forma, conseguimos impactá-los de maneira assertiva, apresentando bons resultados às agências de publicidade/marketing. A hipersegmentação pode ser aplicada em diferentes meios, do SMS ao uso de aplicativos.

Outros fatores importantes são a agilidade e a instantaneidade. As campanhas mobile off deck – anúncios em portais que aparecem apenas quando acessados de aparelhos moveis e que normalmente direcionaram o usuário para um site otimizado para o celular – seguem a agilidade das ações on line e em poucas horas o anunciante estará no ar, "conversando" diretamente com milhares de pessoas.

É possível programar campanhas de advertising "display mobile" em portais e adnetworks de forma rápida e eficiente. Já as campanhas que necessitam de aprovação das operadoras, como por exemplo uma ação de SMS marketing, demanda em média dois dias úteis para liberação.

Quando falamos de personalização, é importante mencionar que ações de mobile marketing não são mensagens publicitárias, são diálogos. O sucesso de cada campanha de mobile marketing depende da forma pessoal e individual como são tratados os públicos-alvos. Sem esquecer que os celulares são itens pessoais, sendo assim não podemos ser invasivos. A personalização é fundamental para se ter bons resultados.

E  como mensurar resultados? Um dos maiores problemas que empresas e agências encontram ao investirem em uma nova mídia – como o mobile marketing – é de conseguir medir a efetividade das campanhas. Em mobile marketing isso já é possível, principalmente se comparado a outras mídias de marketing direto. Vamos usar como exemplo o envio de SMS.

Hoje, existem ferramentas específicas que ajudam a mensurar os resultados e entregar relatórios valiosos para os clientes e anunciantes, recebendo feedbacks sobre: quando houve o acesso, onde foi realizado, em que modelo de aparelho, quantas vezes o consumidor visualizou o conteúdo, além de outras importantes informações que ajudam na análise e mensuração das campanhas.

Mobile não é caro: quanto custa para o anunciante atingir o publico certo na hora certa e ainda ter 97% de taxa de visualização? Quanto custa para desenvolver um aplicativo? Pois bem, esse tipo de custo pode ser muito mais barato do que se imagina. Comparado-se às tradicionais mídias de marketing direto, o mobile marketing chega a custar 1/3 do valor investido, e tem taxas de retorno que podem atingir três vezes mais do que outras mídias.

O desenvolvimento de aplicativos pode variar de preço, dependendo da complexidade, porém podemos fazer um cálculo inverso. Quanto custa para a sua empresa estar presente no dia-a-dia dos clientes / consumidores e poder se relacionar no momento que desejar? Basta fazer essa análise e irá verificar que o custo para o desenvolvimento de um aplicativo não é tão caro como se pensava.

 

Gustavo Luveira é publicitário de formação e empreendedor nato. Sócio e diretor de Marketing da Kanamobi, foi responsável pela área de Novos Negócios da Red Cube e fundou a Brands Lounge Brasil. Hoje, além do cargo que ocupa na empresa de móbile marketing, é professor da São Paulo Digital School.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.