Aplicativo permite denunciar casos suspeitos de furto e roubo de veículos

0

A cidade de Porto Alegre registrou, no primeiro trimestre deste ano, 3377 ocorrências de furto e roubo de veículos, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Com a objetivo de diminuir esses índices, a prefeitura de Porto Alegre disponibilizou, através do aplicativo #EuFaçoPOA, a funcionalidade chamada Detetive Cidadão, que permite o registro e envio de informações sobre veículos suspeitos que estejam circulando na cidade. Desta forma, as pessoas poderão auxiliar os órgãos de segurança pública na identificação e recuperação de veículos roubados ou furtados em Porto Alegre. O APP foi desenvolvido pela Procempa.

A nova funcionalidade permite fotografar a placa de qualquer veículo. A partir daí, as informações são compartilhadas com o sistema de monitoramento de tráfego utilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS). Os dados são analisados imediatamente e, se o automóvel tiver alguma ocorrência de roubo ou furto, a informação é automaticamente encaminhada para providências dos órgãos competentes.

Além de usar o celular quando as pessoas estiverem caminhando pelas ruas, o cidadão também poderá fazer fotos de dentro dos carros, mesmo com tempo chuvoso. Basta aproximar o carro em que está o celular do carro suspeito e pronto: a leitura da placa será feita na hora.

Desde o início da gestão, a Prefeitura vem ampliando o uso da tecnologia para o combate à violência em todas as regiões da cidade. No Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic) os operadores do videomonitoramento da Guarda Municipal fazem o monitoramento, 24h por dia, com o auxílio de 1.200 câmeras. Outra inovação foi o estabelecimento de parcerias e execução de ações integradas com as forças de segurança do Estado, onde as imagens do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública são compartilhadas com o Ceic e vice-versa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.