É o fim dos espectadores. Longa vida aos geradores!

0

Seria mais do mesmo repetir que vivemos a era do mobile, ou melhor, a era das multiplataformas. Não importa o lugar e o meio pelo qual você consome determinado conteúdo. Computador, tablet, celular, painel digital, no carro, no metrô, no escritório ou na sua casa. A cada nova geração, mais possibilidades para se desprender em relação ao meio e facilidades para se adaptar a Internet das Coisas. A distinção entre vida on-line e off-line gradualmente se torna obsoleta.

Hoje, até mais importantes do que o tipo de tela ou o local, os sinais de TV a cabo e wi-fi, e a energia das baterias, são vitais para que possamos nos conectar aos nossos artistas, shows e séries preferidas. As mensagens mais temidas de hoje são "sinal fraco de wi-fi" e "conecte seu carregador".

Priorizando a visão por outro prisma, é essencial ressaltar também o papel das empresas neste universo de multiplataformas. Quando se trata de atrair a audiência, "breve" e "interessante" se tornam dois termos cruciais a serem mentalizados. Ouço sempre que "menos é mais" e isso é super válido para o marketing atual.

Sobre audiência, prefiro chamar os espectadores de geradores. Geramos, compartilhamos e comentamos tudo aquilo que realmente impactou de alguma forma nosso dia-a-dia. Se posto um vídeo em alguma mídia digital e ele se torna  o "centro" para que outras pessoas gerem mais vídeos sobre o tema, ou então o repliquem, podemos concluir que de alguma forma impactei suas vidas e criei uma rede.

Uma pesquisa realizada pela revista norte-americana Variety identificou que os adolescentes norte-americanos são mais aficionados por estrelas do YouTube do que pelas celebridades do cinema, da TV e da música. O fenômeno também se repete por aqui.

Ainda no começo de setembro, o jovem Pedro Afonso Rezende, de 19 anos, despertou minha curiosidade por se tornar um dos poucos brasileiros a atingir a marca de um bilhão de visualizações com seu canal "RezendeEvil" – que fala sobre games – no Youtube. Está claro que o Pedro pertence, hoje, ao último nível de gerador: ele tem alto faturamento com seu canal e influencia milhões de pessoas. Mas, e quando ele lançou seu canal? Quantas pessoas além dos amigos mais próximos de colégio e bairro viam seus vídeos? Pedro já não era mais um simples espectador, consumidor de jogos de videogame, e sim um gerador. O nicho que influenciava era bem menor, mas, em pouco tempo, passou a dialogar com um bem maior.

É incrível o poder que o gerador possui sobre as gerações mais recentes. Pessoas confiam em suas teorias, dão risadas de suas opiniões e compartilham seus vídeos como se ele realmente falasse por elas. Os geradores detêm um poder muito maior do que o espectador de antes, aquele que esperava sentado à frente da TV, todos os dias, para assistir sua novela, telejornal ou aguardar seu programa favorito.

A grande questão que fica com todos esse meios "férteis" para o nascimento de geradores é: estão, as marcas, preparadas para um mundo de geradores? Observe à sua volta. Todos querem entretenimento ao seu horário e onde quiser, não importa se no tablet, no celular ou no computador.

Os geradores querem se tornar estrelas do seu grupo ou tribo, gostam de ter o controle do seu tempo e precisam se acostumar com o feedback "just-in-time".

E é a isso que as marcas devem estar atentas, saber interagir com esta nova geração de consumidores, dando espaço para uma comunicação aberta e buscando agilidade na interação.

Sejam bem-vindos ao mundo dos geradores, seres humanos que utilizam dispositivos de plataformas para a conversão do seu tempo em prazer e diversão.

Paulo Crepaldi, especialista em Neurociência Aplicada, Situational Leadership e Poder e Influência. Atualmente é sócio e diretor executivo da ING Marketing & Training, empresa de Behavior Designer no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.