Publicidade em vídeos online – Qual a previsão para 2016?

0

Antigamente, no mercado publicitário o que reinava era a mídia impressa. Havia disputas pelo espaço de uma página ou até mesmo, meia página de anúncio. Após um período de tempo, o rádio ganhou território e passou a ser o líder, que, por sua vez, foi dominado pela televisão. Há pouco mais de uma década, a internet passou a rasteira e derrubou todas as gigantes no mercado, conquistando o favoritismo dos anunciantes.

Com o crescimento do uso da rede por meio de smartphones e tablets, a necessidade de absorver o máximo de informações em um curto período de tempo fez com que os vídeos online se tornassem o elemento chave de pequenas, médias, grandes empresas e agências para a criação de ações e campanhas publicitárias. Por isso, resolvi elaborar este artigo para ilustrar o panorama desse formato audiovisual que não para de crescer e destacar quais serão as previsões para 2016.

Se pararmos para olhar ao nosso redor, podemos perceber que o digital tomou conta do mercado e os vídeos online ocupam as primeiras posições quando o assunto é popularidade e investimento, ficando atrás somente do mobile. E a previsão de crescimento não para por aí. Na publicidade, por exemplo, o cenário não é muito diferente, pois as empresas vêm apostando cada vez mais no vídeo online como principal ferramenta de disseminação de conteúdo. As razões para isso são inúmeras e uma delas é a maior facilidade de absorção da mensagem, melhor visualização, além de ter a forte tendência ao apelo emocional, que na maioria das vezes contribui para os compartilhamentos e likes.

Um outro contexto bastante favorável ao mercado são os grandes eventos. Em 2016 ocorrerão os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o que significa um alto investimento em publicidade. As campanhas focadas em vídeo, por exemplo, já começaram a aparecer nas telas e redes sociais, algumas até, colocando o próprio público da marca como protagonista.

Segundo dados da BI Intelligence, o investimento em publicidade para o ano que vem deve superar os US$ 5 bilhões, praticamente o dobro de 2013. Para a televisão, as notícias não são tão animadoras, pois os valores aplicados devem cair 3%, marcando um ano de virada em favor do digital. Diante desse cenário, o preço de produção de vídeo online vem sofrendo sucessivas quedas, tornando-se uma opção cada vez mais atraente e popular para campanhas publicitárias de vários segmentos, não apenas de grandes empresas e multinacionais.

Para finalizar, acredito que os vídeos online têm tudo para crescer ainda mais em 2016. Sendo assim, a partir do próximo ano, separe um budget para investir nesse segmento, crie calls to action atrativos para potencializar seu negócio e gerar engajamento com seus clientes, além de aumentar a identidade da sua marca e melhorar os resultados.

Eric Hayashi, Head of Marketing da SambaAds.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.