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10 motivos para começar a investir em e-mail marketing agora

Postado em: 16/10/2013, às 12:00 por Vagner Pereira

Quando bem utilizado, o e-mail marketing pode ser uma estratégia altamente eficaz, além de ser barato e trazer o melhor retorno do investimento (ROI). Ele serve para compartilhar conteúdos como novidades sobre produtos ou serviços, apresentações, ofertas, promoções e demais informações relevantes ao seu público. Para que você possa entender a grandiosidade desta ferramenta, separamos 10 motivos que o fará querer investir em estratégias de e-mail marketing agora mesmo:

1 – O e-mail ainda é um dos canais mais acessados pelos clientes

Quantas vezes você acessa seu e-mail por dia? Ao contrário do que muitos pensam o e-mail marketing não morreu. O e-mail ainda é um dos serviços mais acessados pelos usuários da internet, visto que é um meio de comunicação também profissional. Desta forma, se você tem dúvidas sobre a eficácia desta ferramenta, é hora de rever seus conceitos!

2 – Relacionamento direto com o cliente

Por ser uma estratégia de comunicação direta, sua mensagem chega para o seu cliente em seu endereço eletrônico pessoal e fica disponível para a leitura conforme sua disponibilidade. Isto significa que seguindo as boas práticas exigidas pela ferramenta e um assunto atraente, a probabilidade de seu público ser atingido é enorme.

3 – Segmentação de audiência

As ferramentas de e-mail marketing possibilitam segmentar o seu público ao inserir uma gama de informações sobre seus clientes. Com estas informações é possível qualificá-los e desenvolver estratégias mais certeiras.

4 – Estratégias distintas para a segmentação do seu público

A ferramenta permite que você realize estratégias para públicos distintos conforme a segmentação ideal para a sua empresa. Ou seja, se você almeja realizar uma ação promocional específica para uma região ou para clientes de um produto específico, você pode criar campanhas específicas para atingir seu alvo.

5 – Otimizar suas estratégias de marketing

Conforme as ações são realizadas, é possível observar as que atraíram mais a atenção do público e trouxeram mais resultado. Desta forma é possível validar as campanhas atuais e otimizar as estratégias.

6 – Baixo investimento

Apesar da necessidade de ter um conteúdo bem desenvolvido, um layout agradável e uma plataforma qualificada para realizar os disparos, o e-mail marketing ainda é uma das estratégias mais baratas.

7 – ROI (Retorno do Investimento) elevado

O e-mail marketing é uma das estratégias que apresenta maior retorno do investimento (ROI). Para mensurá-lo são avaliados os índices de desempenho em taxas de abertura, cliques e até mesmo conversão de vendas diretas.

8 – Alta taxa de conversão de vendas direta

Se você possui uma loja online, não deixe de investir em estratégias de e-mail marketing. Um estudo realizado pela Experian Marketing Services em 2012 revelou que o e-mail marketing é o canal que traz a melhor taxa de conversão em vendas para o e-commerce, com 2,53%.

9 – Fortalecimento da marca

Mesmo que o cliente não realize uma compra imediatamente, o e-mail marketing fortalece a sua marca junto ao cliente devido à frequência de envios, que deve ser moderada, e o conteúdo apresentado, que deve ter qualidade e estar alinhado aos interesses dos clientes.

10 – Gerar tráfego para o seu site

O e-mail marketing é uma excelente fonte de tráfego para o seu site, uma vez que a ferramenta possibilita a inserção de diversos links que redirecionarão a ele.

Pronto, agora que você já conhece algumas das vantagens de uma estratégia de e-mail marketing, que tal começar a investir?

Vagner Pereira é coordenador de marketing da Akna.

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2 Comentários

  1. Dejair Leal disse:

    Gostei muito dessa matéria. Pretendo começar a investir o mais rápido possível em E-mail Marketing.

  2. Vânia Q. disse:

    10 ótimos motivos para se investir em email marketing!!! Beeem legal o post, aos novatos sugiro começarem dando uma boa olhada no CAPEM (http://www.targetbox.com.br/page/codigo-de-autorregulamentacao-para-a-pratica-de-email-marketing) e assim começar do jeito certo!

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