CRM: novas gerações, novos hábitos, novas respostas

0

Desde o passado, e na origem do CRM, as organizações têm dado foco a documentar a relação com seus clientes. O que compram, quando compram, hábitos de consumo e história, sempre com a expectativa de garantir o prospecto qualificado e manter aquele cliente pronto para comprar.

Uma das preocupações de executivos, empresários e empreendedores é como lidar com a nova geração de consumo; os millennials. Como entender e atrair estes jovens, cujas identidades são determinadas pela internet e transcendem o lugar onde estão?

Mas não são só eles. O comportamento de compra mudou para todas as gerações. Como enfrentar estas mudanças é o desafio de hoje para os profissionais e as ferramentas de CRM.

Conversando com profissionais da área da construção civil em uma reunião de negócios, ouvi de um deles que "o marketing precisa mudar a forma de identificar compradores com produtos".  Estávamos falando de conceitos novíssimos como jornada do cliente, definição de persona e marketing de conteúdo. Mas a conclusão que chegamos é que se pensa tanto no modelo antigo de achar as pessoas certas para cada produto, que a resposta do mercado acaba sendo ignorada. "Muitas vezes, o profissional deixa de vender um imóvel para um casal mais maduro, só porque o marketing determinou que aquele apartamento era para famílias com dois filhos menores".  E isto é um erro, concluímos.

O antigo marketing de segmentação está com os dias contados. As pessoas frequentam vários grupos com hábitos diversos, independentemente de qual tribo ou ideologia elas fazem parte. E isso é uma mudança e tanto trazida pelos millennials, e que, hoje, começa a permear a sociedade como um todo.

No meio deste turbilhão de mudanças tecnológicas, sociais e comportamentais, como o CRM – que já vem de tanto tempo –  poderá manter a ideia de documentar e usar todas estas informações e relacionamentos ao mesmo tempo? Mais do que isto, como usar tudo isso de forma eficaz e gerar resultados para as organizações?

Neste contexto, é provável que a arquitetura usada para o CRM sofra uma ruptura significativa a qual já começou a acontecer.  Ela se aproveitará da evolução dos ambientes de processamento e dos novos modelos sistêmicos representados pela computação em nuvem; dos ambientes de gerenciamento de processos de negócio (BPMs – business process management systems); dos aplicativos em smartphones; e a intensificação no uso da internet das coisas (IoT).

Com isto, a gestão do relacionamento com clientes retornará ao posto principal com o qual surgiu, de disciplina e conceito, associada como uma biblioteca tecnológica de melhores práticas que permitirão a automação dos processos especializados de vendas, marketing e serviços – como a proposta do CRM em seus primeiros momentos –  mas agora totalmente integrados aos processos de negócio da organização, aos seus mercados e hábitos de consumo de seus clientes.  Cada vez mais conectado, móvel e social.

Enio Klein, CEO da K&G DOXA Advisors e gerente geral da operação brasileira da SalesWay. Professor de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.