IA, machine learning e computação cognitiva: entenda os termos mais importantes da transformação digital

0

O termo "transformação digital" tem sido um dos assuntos mais quentes para eventos dos mais variados segmentos da economia e também domina a agenda dos executivos, que já perceberam a necessidade de adequar seu modelo de negócio para sobreviver no mercado utilizando tecnologias como inteligência artificial, machine learning e computação cognitiva.

A transformação digital já é considerada a quarta Revolução Industrial (ou Indústria 4.0), porque vem, de fato, transformando uma realidade e mudando as regras do jogo conhecidas até aqui. Para ilustrar a grandiosidade do movimento, na última edição do World Economic Forum, em Davos, uma informação relevante foi apresentada: "os recursos atrelados à transformação digital podem injetar US$ 100 trilhões na economia mundial na próxima década". Ou seja, motivos não faltam para participar deste movimento.

Em linhas gerais a ideia é buscar inovação e usar a tecnologia para oferecer uma melhor experiência ao consumidor. Com um smartphone na mão, a capacidade de avaliação e escolha do cliente acirrou ainda mais a competição e quem vence a guerra é quem conseguir oferecer a melhor experiência. Assim, o consumidor vai para o centro das estratégias empresariais e os departamentos dedicados ao relacionamento e atendimento ao cliente nunca foram tão importantes.

Dentro do grande "guarda-chuva" que é a transformação digital, estão temas dos quais você, se ainda não ouviu, vai ouvir falar muito nos próximos anos. Então veja os principais avanços tecnológicos dessa área e entenda suas aplicações práticas:

Inteligência Artificial (IA)

Um belo exemplo de funcionamento da inteligência artificial aconteceu em "Os Jetsons", desenho animado dos anos 1980, que fez parte do imaginário sobre como seria a vida no futuro. A Rosie, empregada-robô da família, era um eletrodoméstico que conversava com os donos da casa e executava as tarefas de forma automatizada. Trazendo para 2017, o melhor exemplo é o Amazon Alexa, um assistente pessoal (que pode ser embarcado em geladeiras, carros, secadoras, entre outros), que realiza tarefas por meio do comando de voz e foi o grande destaque na CES 2017 (Consumer Electronics Show), a maior feira de tecnologia do mundo.

Já no atendimento ao cliente, a inteligência artificial pode ser usada para criar respostas automáticas, interpretando as perguntas dos clientes e sugerindo artigos relevantes da base de conhecimento. Ela ajuda as organizações a entender seus clientes, melhorar a comunicação entre eles e oferecer suporte onde e quando for necessário. Ou seja, o cliente ganha autonomia para resolver seu problema sozinho, enquanto a tecnologia dá o "caminho das pedras". Do outro lado, o time de atendimento ganha tempo para se dedicar às tarefas que só os humanos podem fazer: relacionamento e estratégia.

Machine Learning (ML)

Para oferecer as respostas automáticas que resolvam o problema do cliente, é utilizado o recurso de machine learning. Ele combina dados históricos do cliente no sistema com a navegação individual do consumidor por sites, aplicativos de celular e outras interações digitais. Essas informações são captadas e voltam para o usuário como um benefício de atendimento personalizado.

Nas grandes cidades o exemplo mais prático de machine learning é o aplicativo Waze. Ele coleta informações sobre o trânsito (acidentes, congestionamentos, condições adversas na via, entre outros) e alia a rotina e padrões de itinerários do usuário para oferecer rotas alternativas que levem ao destino no menor tempo.

Computação cognitiva

A computação cognitiva aglutina os conceitos de inteligência artificial e machine learning, fazendo com que a tecnologia seja capaz de processar informações de uma maneira cada vez mais próxima do cérebro humano.

Um grande destaque da computação cognitiva é o Watson, da IBM, um sistema sofisticado que já usa sua inteligência para apoiar médicos no diagnóstico e tratamento do câncer, em análises financeiras e também já está sendo testado para aplicação no atendimento ao cliente, interagindo pelo telefone e respondendo dúvidas, por exemplo.

Mesmo que esses termos possam parecer um pouco distantes da sua realidade, aos poucos e naturalmente, eles vão se inserir no contexto pessoal e profissional. É uma questão de tempo. Principalmente nos pontos de relacionamento com o cliente – seja do lado do consumidor ou da empresa.

Tatiana Piloto, diretora de Vendas da Zendesk.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.