O vendedor do futuro: capacitação é fundamental para a formação do profissional

0

Diante da realidade com uma concorrência acirrada já é de conhecimento da cadeia de Distribuição de TI que brigar por preços não é saudável, tampouco eficiente. Para não comprometer as já apertadas margens de lucro, cresce a importância de um bom atendimento.

A experiência de compra e um bom relacionamento antes e depois das vendas são fundamentais para fidelização do cliente. Representam requisitos básicos para o profissional do futuro de uma equipe comercial, tanto para o distribuidor quanto para a revenda. Hoje não basta um domínio técnico do produto, é preciso também contar com um discurso comercial na ponta da língua, que deve permear o caráter consultivo do relacionamento com o cliente.

Muitos profissionais do mercado ainda não estão preparados para esse desafio, e isso não se refere apenas às revendas com caráter familiar, mas de todo o setor. E os distribuidores têm sua parcela de responsabilidade sobre isso. É nossa missão oferecer ferramentas para que os parceiros aprimorem o desempenho, promovendo resultados que refletem em toda a cadeia.

Os treinamentos são os recursos que estão em melhor alcance. Mesmo com um cenário de crise aparente, é importante que os distribuidores não só continuem, mas intensifiquem a realização de roadshows, workshops e outros eventos de instrução e capacitação comercial, técnica e de relacionamento. A Internet está acessível a todos, e a realização de webinars tem sido um caminho de baixo custo e grande alcance, já que o curso à distância permite a participação de revendas em todo o território nacional.

O momento é de preparação, vivemos a era do compartilhamento. Nada mais natural do que fabricantes, distribuidores e revendas juntarem forças para dividir conhecimento e desenvolver novos modelos de negócios, para o bem do mercado de TI.

Mariano Gordinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Distribuidores de TI (Abradisti).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.