Startup Diário Escola cria plataforma para auxiliar na gestão escolar

0

O Diário Escola, aplicativo de agenda escolar digital, é canal de comunicação on-line e uma ferramenta pedagógica que agiliza, amplia e qualifica a comunicação entre a escola e as famílias, além de auxiliar a escola em tarefas administrativas.

A ideia surgiu em 2013 para solucionar um problema vivido pelos seus desenvolvedores. Pais de primeira viagem, logo que matricularam os filhos em creches, Antônio Berthêm, Israel Lemes e Marcus Drzewinski perceberam que a comunicação com as escolas podia ser bem complicada. Assim, eles decidiram criar um produto para melhorar essa relação. Dois anos depois o piloto foi lançado.

Raquel Tiburski, CSO do Diário Escola, conta que a principal missão era melhorar a comunicação com a família e o facilitar o trabalho dos professores no detalhado preenchimento do diário escolar. "Na agenda de papel era preciso escrever uma a uma, o que exigia do profissional um tempo bem maior. No aplicativo, os registros estão organizados de forma clara e intuitiva, já apresentando opções pré-definidas. Assim, na maioria delas, basta o professor clicar na resposta correspondente", explica.

O envio de recados, comunicados e convites também ficou mais prático. Pelo aplicativo é possível disparar mensagens para todos os pais de uma só vez ou para os de turmas específicas. A confirmação de presença também é feita pelo aplicativo, que também mostra quem abriu as mensagens. O acesso pode ser feito por smartphone (sistemas Android e iOS), tablet ou computador.

A interface do aplicativo e os critérios de comunicação podem ser personalizados e adaptados às necessidades de cada escola. E a direção da escola também pode acompanhar integralmente, inclusive em tempo real, toda comunicação entre o professor e a família. A instituição pode manter documentada toda a vida escolar dos alunos, tanto no aspecto pedagógico quanto comportamental, e até mesmo de sua saúde física. Todos os dados ficam armazenados na nuvem.

Além das funcionalidades de comunicação, recentemente foi incluída no aplicativo uma ferramenta para a emissão automática de boletos de mensalidades, que reduz drasticamente o tempo que a administração da escola gastava emitindo boletos um a um. "Em casos de atraso de pagamento, por exemplo, não é preciso cancelar o boleto vencido, pagar ao banco por isso, gerar e pagar por um novo documento, imprimir e enviar. Basta calcular os juros no aplicativo e gerar o novo boleto. O custo bancário será o de apenas um boleto e economiza-se, principalmente, o tempo que o funcionário destinava a essas tarefas", comenta Tiburski.

A Escola Cofrinho de Mel, de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi uma das primeiras clientes do Diário Escola, em 2015. Nesse tempo, a diretora Talina Romano, diz já ter constatado a eficiência do sistema e o quanto a cobrança ficou mais rápida e simples. O processo todo ficou mais simples e rápido. "Como somos uma escola pequena, os recursos não são suficientes para investir em um sistema grande, mas temos 100 alunos e precisamos nos organizar. E o Diário Escola propôs uma solução mais profissional de enxergarmos os nossos números, de uma forma única. Agora não precisamos mais ter várias tabelas de Excel", comenta a gestora. "Com o aplicativo é tudo bem direcionado, claro e objetivo."

O Diário Escola é uma das startups que receberam investimento da Aceleradora WOW.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.