Workplace Digital e MBWA: como a transformação digital muda a gestão organizacional

0

Muito se fala sobre as mudanças no trabalho e nos perfis profissionais que começam a acontecer em função da transformação digital. O modelo hierárquico-funcional de gestão, centrado e organizado com base em departamentos especializados em suas atribuições e funções dentro das empresas, comum até o início deste século; começa a dar lugar a formas mais novas e flexíveis de organização e trabalho.

Neste cenário emerge a organização distribuída, onde atividades técnicas, operacionais ou administrativas são realizadas em diversos locais físicos, por pessoas com diferentes competências, da mesma empresa ou não, com a responsabilidade de entregar resultados tangíveis, no prazo determinado e com a qualidade esperada. Isso vem se tornando cada vez mais aplicado onde os desafios mais comuns são o de administrar pessoas com eficácia, mantendo-as alinhadas às prioridades e aos valores organizacionais, atingindo a eficácia e sinergia das equipes, mesmo estando em locais físicos diferentes.

A organização distribuída é um dos efeitos colaterais mais fortes da transformação digital e da mobilidade.  Hoje, pessoas trabalham em equipes, mesmo estando em locais físicos diferentes, muitas vezes em condições diferentes ou até empresas diferentes. A mobilidade faz com que a necessidade de espaço físico compartilhado diminua. Por outro lado, trouxe o desafio de gerenciar estas equipes distribuídas de uma forma efetiva e produtiva.

Gemba walk, da manufatura lean (leiam TOYOTA), inspirou no Ocidente o MBWA – Management By Walking Around, ou gerenciamento baseado no entendimento do processo real através de caminhadas pelo chão de fábrica, identificando desperdícios e oportunidades de melhoria. Este processo também influenciou a moderna gestão de projetos. A metodologia Agile usa este conceito. Entretanto, aplicar a metodologia Agile quando as equipes não compartilham o mesmo local físico se tornou um grande obstáculo a ser transposto. 

Ainda emergente, Digital Workplace (DW) é um termo que surgiu em 2009, utilizado ativamente pelo CEO do Digital Workplace Group (DWG), Paul Miller, e reforçado pelo Gartner Group em uma análise de hype cycle, em 2014. Mais do que o engajamento dos profissionais em uma internet, o DWG se constitui em uma coleção de ferramentas colaborativas e integrações que permitem aos profissionais trabalharem em conjunto, independentemente de sua localização física.

As ferramentas para DW permitem a adoção imediata do Management by Walking Around em ambientes ou organizações distribuídas em geral, e na implementação do Agile Manifesto para o gerenciamento de projetos, enquanto as equipes estejam distribuídas em diferentes locais.  Hoje, podemos integrar ferramentas como Sococo, Slack e Trello, por exemplo, em um ambiente que, de forma lúdica, simula digitalmente um escritório real, com postos de trabalho completos que permitem colaboração, presença, pertencimento e gerenciamento eficaz das pessoas e atividades em qualquer lugar que elas estejam.

DW e MBWA representam não somente buzzwords destes novos tempos, mas as formas pela quais as pessoas irão trabalhar daqui para frente. Prestem atenção nelas, você vai precisar adota-las em breve.

Enio Klein, CEO da K&G DOXA Advisors e gerente geral da operação brasileira da SalesWay. Professor de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.